PUBLICIDADE

Filtro de cabine evita a entrada de impurezas no carro

7 ago 2013 - 15h18
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Ele fica escondido sob o painel e não é um daquelas peças que deixará o carro na rua. Também não está entre os itens de segurança. Mesmo assim, nas manutenções você não pode esquecer do filtro de cabine.  Assim como os outros filtros cuidam do bom funcionamento do motor, o de cabine é um guardião da sua saúde.

O filtro de cabine está presente em praticamente todos os carros produzidos a partir do ano 2000, com ou sem ar condicionado. Ele é responsável por filtrar o ar que circula no sistema de ventilação evitando que gases tóxicos, fuligens, pólen, sujeira e outros poluentes circulem dentro do carro, diminuindo os riscos de contrair doenças respiratórias como, por exemplo, sinusite, rinite, faringite e bronquite. A peça torna-se ainda mais importante nos carros com ar condicionado devido à grande utilização.

Diferentemente da maioria dos componentes dos veículos, o filtro de cabine não tem prazo de validade. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se você anda mais em engarrafamentos ou em estradas empoeiradas, por exemplo, o filtro terá duração menor. É aconselhável, porém, que seja feita a verificação pelo menos a cada 20 mil quilômetros. O técnico poderá avaliar a necessidade ou não de substituição.

Se você começar a notar mais odores dentro do carro, isso pode ser um sinal de filtro velho ou entupido. Outro indicativo é em relação à velocidade do ar. Em caso de entupimento, o fluxo de ar irá diminuir. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade