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Descubra diferenças entre rodas de ferro e de liga leve

8 ago 2013 - 14h42
(atualizado em 9/8/2013 às 07h46)
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Montadoras costumam dar opções de rodas de ferro ou de liga leve para os carros. Mas qual modelo é melhor? Qual é mais resistente? Existe diferença em relação ao desempenho do veículo?

Especialistas dizem que a maior diferença notada pelo motorista é mesmo na estética e no preço. As rodas de liga leve geralmente são mais bonitas e mais caras do que as de ferro. Ambas são projetadas para aguentar a rodagem e os solavancos de estradas ruins. As rodas de ferro são mais pesadas, sim, mas essa diferença de peso quase não interfere no desempenho dos veículos, especialmente nos mais populares.

Por isso, se você está em dúvida, pode pautar sua escolha pela estética e pelo valor (desde que sejam produtos certificados pelas montadoras). Em termos de segurança ou desempenho, pouco mudará.

As rodas de ferro ou aço são mais resistentes para fortes pancadas. Além de mais fortes contra quebras, em caso de amassados, a recuperação é simples. O aspecto da roda de ferro, porém, costuma ser sempre o mesmo, pois o material usado não permite muita modelagem. Os modelos deste tipo, encontrados no mercado, costumam usar calotas por cima para mudar a aparência.

Já as rodas de liga leve, por usarem compostos fáceis de moldar como alumínio, titânio ou outro metal leve, são geralmente mais bonitas e leves. Elas têm uma variedade enorme de tamanhos e cores e com isso, a preferência do consumidor. Essa facilidade de moldar também tem seu lado negativo. Por ser de um material mais leve, está mais sujeito a quebrar em fortes pancadas. Dificilmente uma roda de liga leve amassa, normalmente ela quebra, impossibilitando o uso. O conserto desse tipo de material está disponível, mas as montadoras não recomendam por questão de segurança.

É importante observar o tamanho do aro indicado pela montadora. Em alguns modelos há indicação para rodar com mais de um tamanho de roda. Isso é fundamental. Se um veículo receber rodas de um diâmetro não recomendado pelas fábricas, ele pode ter problemas na suspensão e maior desgaste nos pneus.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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