6 eventos ao vivo

Consumo de combustível pode aumentar na chuva; entenda

19 nov 2013
07h07
  • separator
  • 0
  • comentários

Parece mais um daqueles mitos sobre carros, mas o consumo de combustível pode aumentar quando está chovendo. O gasto maior ocorre devido à maior dificuldade de tração acionamento de equipamentos eletrônicos.

Calma, não é um gasto espantoso para fazê-lo deixar o automóvel em casa em dias chuvosos. Caso a chuva seja leve e a quantidade de água acumulada no asfalto não seja significativa, o consumo será o mesmo que com o tempo seco.

Mas se a chuva estiver muito forte e a lâmina de água formada na pista for o suficiente para exigir maior esforço do carro para ultrapassá-la, é provável que o consumo seja alterado justamente pela potência extra que o carro precisa.

Como esse tipo de chuva não dura muito tempo, não é possível assegurar o quanto o carro consome mais combustível, mas o gasto é certo. Isso fica nítido em uma viagem sob um temporal. Além disso, outros fatores contribuem para o gasto extra. O uso mais frequente dos limpadores e desembaçadores e o ar condicionado retiram uma parte da potência do motor, fazendo com que ele trabalhe mais para manter o ritmo do carro.

Cuidado com enchentes

Alguns cuidados devem ser tomados para atravessar um ponto alagado. Antes de decidir se deve atravessar ou não o trecho, fique de olho nos carros em volta. Se a altura da água estiver até a metade das rodas, é melhor desistir. Procure um local mais alto e espere a água baixar. É claro que essa referência é relativa. Se você estiver em um carro mais alto, como um SUV, por exemplo, essa medida é diferente. 

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade