PUBLICIDADE

Carro que roda em engarrafamento precisa trocar óleo antes

27 ago 2013 07h14
| atualizado em 12/9/2013 às 16h17
ver comentários
Publicidade

Você é daqueles que usa o carro basicamente na cidade, em regiões de engarrafamentos? Sabe que precisa trocar o óleo com maior frequência? Não? Está na hora de olhar melhor o manual do seu veículo.

Todas as montadoras determinam com quantos quilômetros o lubrificante deve ser substituído. Geralmente fica na faixa de 10 mil quilômetros ou seis meses. Mas elas também advertem que veículos que rodam em situações “severas” precisam antecipar a troca. Entre essas situações severas estão os engarrafamentos, explica Edmilson Santana Santos, consultor técnico da Castrol Brasil. Isso acontece porque se o carro fica muitas horas em funcionamento, mesmo rodando poucos quilômetros, o óleo e os filtros seguem tendo desgaste.

De acordo com Edmilson, outras situações consideradas severas são: rodar somente em trajetos curtos (abaixo de 10 quilômetros), uso constante de reboque e trajetos em estradas sem pavimentação. A troca também deve ser antecipada em veículos destinados a prestação de serviços de entregas, autoescolas, táxi, bombeiros e ambulância.

O prazo menor nestes casos geralmente é recomendado pelas montadoras. O óleo velho no carro vai acelerar o desgaste das peças internas do motor.

Filtro

Vale lembrar que nas trocas de óleo o motorista deve usar o mesmo lubrificante recomendado pela montadora. O filtro de óleo também deve ser substituído com o óleo. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade