5 eventos ao vivo

Calibragem e outros cuidados aumentam vida útil do pneu

30 out 2013
07h07
atualizado às 07h07
  • separator
  • 0
  • comentários

Os pneus dos carros podem ter desgaste excessivo em consequência do modo de condução do motorista. Tomando alguns cuidados, porém, é possível prolongar a vida útil deles.

Veja algumas dicas para evitar que os pneus fiquem carecas mais cedo e seu bolso sofra menos.

Arrancadas – Evite arrancada, a famosa “cantada de pneu” ao colocar o carro em movimento. Elas causam o desgaste excessivo por conta do grande atrito causado entre o chão e a borracha do pneu. Se for praticada com frequência, pode comprometer a vida útil.

Calibragem – Além de ser importante para a economia de combustível, a calibragem correta ajuda a evitar o desgaste prematuro do pneu. Quando descalibrado, o pneu tende a se deformar por conta do peso do carro, alterando sua banda de rodagem e prejudicando algumas áreas que sofrem com a deformação. Observe a calibragem correta indicada pela montadora do seu carro.

Buracos – Fique atento aos buracos das ruas e estradas. Dependendo do tamanho, um buraco é capaz de cortar ou fazer o pneu estourar. Outro problema causado por buracos são as bolhas. Elas podem aparecer no pneu e, dependendo do tamanho, prejudicar a banda de rodagem.

Sobrecarga – Evite a sobrecarga no automóvel para poupar o pneu. Cada pneu tem em sua especificação, um limite de carga compatível para o transporte. Além de prejudicar os pneus, a sobrecarga afeta a direção, freios e suspensão.

Curva em alta velocidade – Assim como a prática das arrancadas, cantar pneu na curva por conta da alta velocidade é prejudicial. O problema é parecido com o de arrancada, por conta do atrito excessivo entre o pneu e o chão, com o agravante da possibilidade de acidente. Fazer curva em alta velocidade aumenta o risco de perda de direção.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade