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Ar no sistema pode causar superaquecimento no carro

31 jul 2013 - 07h13
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Seu carro está com a manutenção em dia, aditivo do radiador na proporção correta, não tem vazamento e mesmo assim superaquece? O problema pode ser ar no sistema de arrefecimento.

O ar entra no sistema durante a troca de peças ou a colocação de água/aditivo e fica preso nas galerias, formando bolhas. Assim, o motor trabalha com menos água do que precisa e começa a superaquecer. Isso geralmente acontece em manutenção caseira. Geralmente sem experiência, o proprietário do veículo toma atitudes erradas e causa este problema. O cuidado se deve ao fato do motor superaquecer, podendo prejudicar outras peças, como a junta do cabeçote. Em último caso, a alta temperatura pode até fundir o motor.

A operação para retirar o ar do sistema é simples, porém recomenda-se levar o automóvel a uma oficina de confiança. O profissional deve retirar a mangueira de suspiro d’água, completar o nível do sistema de arrefecimento até notar que pela mangueira desconectada sai apenas água. Depois é preciso remontar a mangueira, ligar o carro até que o motor aqueça e verificar se o problema foi resolvido.

Para manter em boas condições o sistema de arrefecimento, é recomendável a troca do aditivo do radiador a cada 30 mil quilômetros ou 12 meses. É preciso atenção também entre as diferenças do aditivo do radiador e o líquido usado na limpeza. Verifique o reservatório d’água semanalmente e veja se está abaixo do necessário. Cada veículo tem um nível, caso esteja abaixo no necessário, complete com água e aditivo, na proporção recomendada pela montadora no manual do proprietário.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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