PUBLICIDADE

Metalúrgicos aprovam acordo assinado pela GM e sindicato

28 jan 2013 - 12h22
(atualizado às 12h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Os empregados do primeiro turno do complexo industrial da General Motors, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, aprovaram nesta segunda-feira, em assembleia, o acordo fechado no último sábado entre o sindicato da categoria e a empresa, depois de mais de nove horas de negociação. Haverá nova assembleia à tarde, porém será uma avaliação apenas para ratificar a a decisão tomada pela ampla maioria dos cerca de 7,5 mil empregados.

O acordo pôs fim a um impasse que se arrastava há mais de seis meses diante da ameaça de demissões por causa da intenção da montadora de desativar a MVA (Montagem de Veículos Automotores), onde é produzido atualmente o modelo Classic. A empresa voltou atrás e decidiu manter as atividades pelo menos até dezembro deste ano.

Ainda assim, o número de vagas existentes é apenas 750, um pouco menos da metade do quadro considerado excedente (l.598). A partir de amanhã, haverá férias coletivas nessa unidade, com a folga estendida até 14 de fevereiro. Nesse período, segundo a montadora, serão tomadas as providências para a retomada da produção. O acordo estabeleceu ainda piso salarial de R$ 1,8 mil, com teto máximo de R$ 3 mil e revisão a cada seis meses por um prazo de 78 meses.

Também foi prorrogado o sistema layoff para 779 metalúrgicos que vão continuar com o contrato de trabalho suspenso temporariamente, por mais dois meses, mas recebendo o salário. Parte dos ganhos é paga com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Se ao final desse período houver desligamentos, os demitidos irão receber o valor de uma multa de três salários-base. Fica ainda a opção de adesão ao Programa de Demissão voluntária (PDV), com a chance de receber cinco salários mínimos, além das demais garantias trabalhistas.

Entre este ano e 2017, a GM investirá R$ 500 milhões nas áreas da powertrain (motores e transmissão), estamparia e montagem da pick-up S10. Na avaliação do presidente do Sindicato da categoria, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, 'foi um acordo possível', que impediu o fechamento da MVA e garante investimento na unidade.

Em nota divulgada no fim de semana, a empresa anunciou que vai ampliar o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Na localidade, será criado o terceiro turno de trabalho, com a abertura de 2.450 empregos na produção dos modelos Celta e Onix hatchback, além de um veículo que ainda será lançado no mercado brasileiro. Só o projeto em torno da fabricação do Onix envolveu investimentos de R$ 1,4 bilhão.

Entenda
A GM deixou de produzir três dos quatros modelos que eram fabricados em São José dos Campos: Corsa Hatch, Meriva e Zafira, apenas foram mantidas as atividades em relação ao Classic. No entanto, a montadora anunciou a redução da produção do modelo para 80 unidades por dia, ante produção anterior de 350 veículos ao dia. A empresa, contudo, informou ter aumentado a produção da pick-up S10, no complexo industrial.
 
Em outubro, os metalúrgicos do complexo conseguiram prorrogar com a montadora, do final de novembro para o fim de janeiro, a suspensão de um plano de demissões na unidade. Com o acordo, o período de suspensão de contrato de trabalho de 824 trabalhadores da linha de montagem foi estendido de 30 de novembro para 26 de janeiro, mesmo prazo em que a montadora concordou em continuar produzindo o sedã compacto Classic na linha, onde cerca de 900 funcionários atuam.
 
Segundo o sindicato, a GM planeja cortar, ao todo, 1.840 trabalhadores da linha, que fabricava modelos antigos que acabaram sendo substituídos por veículos mais novos que estão sendo produzidos em outras fábricas da empresa no País. O sindicato diz ainda que a GM mantém intenção de transferir a produção do Classic para fábrica na Argentina. Com base em estudos feitos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o sindicato da categoria informou que a GM já cortou 1.189 vagas, entre julho de 2011 e junho de 2012 e que só na unidade de São José dos Campos foram eliminados 1.044 postos.
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade