PUBLICIDADE

Luxo e proteção: conheça os carros que levam os presidentes

Papamóvel, Fusion Presidencial e Cadillac One: carros presidenciais são como tanques de luxo

23 mar 2015 08h12
| atualizado às 10h12
ver comentários
Publicidade
Estados Unidos - Cadillac One
Estados Unidos - Cadillac One
Foto: Wikimedia

Para levar um presidente, um carro precisa ser mais que um carro. Mas só luxo e sofisticação não bastam. Segurança também é fundamental. Um tanque de luxo, portanto, seria o ideal. E cada país escolhe o modelo e os 'acessórios' que o carro oficial terá.

Talvez um dos carros desse nicho que mais chama atenção é o Cadillac One, que leva ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Chamado de "A Besta” pelos seguranças do homem mais poderoso do mundo, a limusine presidencial é um Chevrolet Kodiac, baseado em um Cadillac. O veículo entrou em serviço em 20 de janeiro de 2009 e tem preço estimado em US$ 1,5 milhão. Entre as 'customizações' estão blindagem que resiste a disparos de bazuca, filtros de ar para evitar ataques bioquímicos, bolsas de sangue do mesmo tipo do presidente e suprimento de oxigênio. Para completar, a fortaleza possui pneus finos que se adaptam as grandes rodas, que, mesmo após tomar tiros, permitem que o carro continue rodando.

O Brasil não aposta tanto em segurança quando o assunto é carros oficiais. Contudo, o País possui dois modelos: um Ford Fusion Hybrid 2011, batizado de Fusion Presidencial, e um Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952. O modelo da Ford começou a ser usado em junho de 2008 e substituiu o Chevrolet Omega utilizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O carro foi cedido pela montadora por meio de comodato – que chegou a vencer, provocando o retorno no Omega – e é utilizado atualmente pela presidente Dilma Rousseff.

Brasil - Rolls-Royce Silver Wraith 1952
Brasil - Rolls-Royce Silver Wraith 1952
Foto: Planalto / Divulgação

A grande joia da “garagem oficial” do Brasil, contudo, é o Rolls-Royce Silver Wraith. A relíquia, de 1952, é utilizada apenas nos desfiles de posse dos presidentes, visitas de Estado e durante as comemorações de Independência. Fabricado em Londres, na Inglaterra, o carro desembarcou no Brasil em março de 1953, o que levantou o boato de que foi um presente da rainha Elizabeth II. O carro, porém, teria sido doado ao governo pelo empresário Assis Chateaubriand.

O primeiro presidente a usar o Rolls Royce foi Getúlio Vargas em cerimônia comemorativa ao Dia do Trabalho. Desde então, o Rolls-Royce Silver Wraith transportou todos os presidentes do Brasil.

Quantidade e qualidade
Que a Alemanha é um país apaixonado por carros todo mundo sabe, mas também não precisava esbanjar, né? A chanceler alemã Ângela Merkel deve ter até dúvida quando tem de decidir qual carro escolher. A frota oficial do país conta com quatro carros, todos, é claro, de montadoras nacionais.

A garagem alemã conta com uma Mercedes-Benz W221, um Audi A8, modelo de luxo top de linha da marca, uma Mercedes-Benz Classe S, além de um Volkswagen Phaeton. Conheça os carros oficiais de outras nações pelo mundo. 

Salão do automóvel de Genebra 2015 Salão do automóvel de Genebra 2015

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade