PUBLICIDADE

Licenciamento de motos cai 8,3% entre janeiro e novembro

Número de motocicletas licenciadas foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado

5 dez 2013 - 11h59
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Motocicletas e Similares (Abraciclo) divulgou nesta sexta-feira que o licenciamento de motocicletas caiu 8,3% entre janeiro e novembro, comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2012 foram cerca de 1,5 milhão de licenciamentos, neste ano esse número não passou de 1,375 milhão.

A entidade aponta o cenário de incertezas quanto ao rumo da economia, o maior número de feriados e a Copa do Mundo devem manter as vendas para o próximo ano no mesmo patamar de 2013.

A expectativa é a de que o consumo seja de outros produtos, o que fará com que a compra de uma motocileta possa ficar em segundo plano. Em novembro, foram 1222.189 unidades licenciadas, com crescimento de 0,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Dados da Abraciclo mostram que foram produzidas neste ano cerca de 1,6 milhão de motocicletas, um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

O setor teve crescimento de 2,6% nas exportações entre os 11 primeiros meses de 2012 e 2013, com 98 mil motos vendidas para o exterior. A produção de bicicletas também apresentou queda: 7,6%. A produção entre janeiro e outubro foi de 724 mil unidades.

De acordo com Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, a seletividade de crédito e a retração da atividade econômica colaboraram para o resultado. "Foi um ano bastante difícil e para 2014 a situação deve se manter da mesma maneira", disse ele.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade