PUBLICIDADE

Jato executivo mais rápido do mundo estreia em feira de SP

G650 tem velocidade máxima operacional de cruzeiro de 982 km/h (0.925 Mach) e custa cerca de US$ 64,5 milhões

15 ago 2013 - 15h54
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A Gulfstream mostra pela primeira vez na maior feira de aviação executiva da América Latina, a Labace, o seu maior jato executivo, que é considerado a forma mais rápida de viajar atualmente no mundo a bordo de uma aeronave civil. O G650 tem velocidade máxima operacional de cruzeiro de 982 km/h (0.925 Mach) e custa cerca de US$ 64,5 milhões.

Além de velocidade, a aeronave equipada com motores Rolls-Royce é de longo alcance, capaz de levar oito passageiros e tripulação de quatro pessoas em um trajeto sem escalas de até 12.964 km - de Londres a Buenos Aires, por exemplo. Para estas viagens mais longas, a velocidade de cruzeiro é menor, de “apenas” 902 km/h.

O interior do G650 pode ser escolhido entre 12 configurações diferentes de disposição, para transportar atá 18 pessoas. Entre os opcionais estão mesa para reuniões de até seis lugares, cabine dormitório, sofá que se converte em cama para duas pessoas e televisão retrátil LCD de 26 polegadas.

Com 30,4 metros de comprimento, o jato tem praticamente o mesmo tamanho que o Bombardier Global 6000, mas é um pouco menor que o Lineage 1000, da Embraer, que tem 36 metros no total. Os três modelos disputam o segmento de luxo da aviação executiva.

De acordo com o presidente da Gulfstream, Larry Flynn, atualmente há 40 aeronaves da marca em operação no Brasil e 175 na América Latina. “Não parece muito, mas há oito anos não tínhamos nenhum no Brasil”, afirmou, lembrando que a empresa aumentou os investimentos locais inclusive com um centro de manutenção em Sorocaba (SP).

O G650 recebeu a certificação no ano passado e ainda não tem nenhuma unidade no País. Mas quem quiser ser o primeiro brasileiro a ter um em sua frota terá que esperar na fila ao lado de famosos globais como Raulph Lauren, Oprah Winfrey e Warren Buffett. Segundo informou a revista Business Insider em julho, quem entrar na fila agora não terá a aeronave antes de 2017.

Na Labace, a Gulfstream mostra também pela primeira vez o jato médio G280, que tem alcance de 6.667 km a uma velocidade de cruzeiro de 850 km/h. Em sua viagem rumo a Labace, o avião estabeleceu um recorde entre as cidades de San Juan, em Porto Rico, e Foz do Iguaçu, no Brasil. A distância de 5.371 km foi percorrida em 6 horas e 28 minutos.

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade