publicidade
13 de setembro de 2012 • 15h15 • atualizado às 15h28

Hyundai HB20 chega em 9 versões; conheça e veja seus rivais

HB20 tenta roubar mercado de Gol e Palio, entre outros
Foto: Divulgação
 
Karina Craveiro
Direto de Comandatuba

A Hyundai estreia o HB20 no Brasil para brigar no segmento de hatches compactos, o nicho mais aquecido no mercado nacional atualmente. Fabricado na planta de Piracicaba, no interior de São Paulo, o HB20 tem pela frente rivais já consagrados, como o Volkswagen Gol e Fiat Palio, além do novato Toyota Etios, com estreia prevista para a próxima segunda-feira.

» Guia 0 km: veja quanto custam todos os carros no Brasil

O apelo de design é um dos pontos fortes do HB20, com versão de entrada Confort 1.0 l de 80 cavalos de potência, equipada com ar-condicionado, airbags duplos frontais, computador de bordo, direção hidráulica, banco de motorista com ajuste de altura, entre outros. Tudo sai por RS 31.995.

Acima dessa está a Comfort Plus 1.0 l, que acrescenta alarme, vidros e travas elétricas e desembaçador traseiro, tudo por RS 33.995. A última versão com motor 1.0 l é a Comfort Style, que possui todo o conteúdo das configurações acima, além de freios ABS, faróis de neblina, rádio com CD player e entrada USB e auxiliar, rodas de 14 polegadas, entre outros.

Com a motorização 1.6 l, o HB20 chega com as versões Comfort, Comfort Plus, Comfort Style, Comfort Style automática, Premium e Premium automática. A mais básica, Comfort 1.6, sai por RS 36.995, e tem todos os itens da Comfort 1.0, com acréscimo de freios ABS e controle eletrônico de frenagem.

A seguir, a Comfort Plus, por RS 38.995, tem alarme, fechamento automático da mala, travas e vidros elétricos, além de todo o equipamento da versão Comfort 1.6. Acima dessa aparecem as Comfort Style e Style automática, por RS 42.995 e RS 45.995, respectivamente. Ambas possuem faróis de neblina, volante com regularem de altura, retrovisor com setas embutidas, sistema de áudio e todos os itens da Comfort Plus.

No topo da gama do HB20 estão as Premium e Premium automática, por RS 44.995 e RS 47.995, respectivamente. Com toda a lista de equipamentos do Comfort 1.6, e mais sensor de estacionamento, painel em duas tonalidades, volante com comando do som e rodas de alumínio de 15 polegadas.

A Hyundai pretende emplacar 90 mil unidades do hatch compacto por ano. Desse número, cerca de 70% serão de modelos com motor 1.0 l, segundo a fabricante. As vendas começam a partir de 10 de outubro.

Confira as versões do Hyundai HB20 e o que oferecem seus concorrentes:
HB20 Comfort 1.0 - R$ 31.995
HB20 Comfort 1.0 Plus - R$ 33.995
HB20 Comfort 1.0 Style - R$ 37.995
HB20 Comfort 1.6 - R$ 36.995
HB20 Comfort 1.6 Plus - R$ 38.995
HB20 Comfort 1.6 Style - R$ 42.995
HB20 Comfort 1.6 Style automático - R$ 45.995
HB20 Premium 1.6 - R$ 44.995
HB20 Premium 1.6 automático - R$ 47.995

Volkswagen Gol
O modelo mais vendido do Brasil, com 32.633 unidades emplacadas em agosto, acaba de passar por uma reestilização de meia-vida. Com os já conhecidos motores 1.0 l de 73/76 cavalos de potência, e 1.6 l de 101/104 cavalos de potência, o Gol surge a partir de R$ 27.990 e chega a R$ 43.490, na versão com câmbio automatizado I-Motion. Entre os itens de série da versão de entrada estão vidros dianteiros elétricos, travas e abertura elétrica do porta-malas, coluna de direção regulável e alerta de faróis ligados.

Fiat Palio
A nova geração do Palio, produzida em Betim, em Minas Gerais, estreou com importantes modificações, como nova plataforma, novos motor e transmissão. O hatch compacto, que teve 21.572 unidades vendidas em agosto passado, é oferecido por R$ 28.440 na versão 1.0 l, com 73/75 cavalos de potência, e chega a R$ 40.760 com motor 1.6 l com 115/117 cavalos de potência. Entre os itens de série da versão mais básica estão direção hidráulica, computador de bordo, desembaçador de vidro traseiro e relógio digital.

Renault Sandero
Um face-lift de meia-vida foi a solução encontrada pela Renault para o Sandero, lançado no Brasil em 2007. O hatch da montadora francesa, produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, conseguiu acumular 11.743 unidades emplacadas em agosto, e chegou renovado ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. Por R$ 27.030, a versão 1.0 l, com 76/77 cavalos de potência, é equipada por desembaçador de vidro traseiro, ar quente e vidros verdes. Mas pode chegar a R$ 45.420 na configuração Stepway, com motor 1.6 l de 107/112 cavalos de potência e transmissão automática.

Ford Fiesta hatch
Com 13.460 unidades emplacadas em agosto, o hatch de quatro portas mais barato da Ford aposta no custo/benefício para tentar se manter no topo das vendas. O Fiesta hatch, produzido em Camaçari, na Bahia, tem versões 1.0 l de 68/72 cavalos de potência e 1.6 l de 101/106 cavalos de potência, e parte de R$ 24.210 e R$ 31.990, respectivamente. De série na versão mais básica estão apenas travas elétricas, vidros verdes, relógio digital, entre outros.

Kia Picanto
Um dos modelos mais estilosos do segmento, o Kia Picanto tem única opção de motor 1.0 l de 77/80 cavalos, que pode trabalhar com transmissão manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades. Parte de R$ 38.900 e pode chegar a R$ 48.700, equipado com teto-solar, freios ABS e câmbio automático. De série estão itens como ar-condicionado, rádio com CD player e MP3, direção elétrica, vidros elétricos, faróis de neblina, entre outros. Em agosto passado foram 603 unidades comercializadas.

Peugeot 207
Para continuar a emplacar enquanto a nova geração do 207, chamada de 208, não é lançada, a Peugeot recheou seu hatch de entrada com itens de série atrativos como ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas nas portas e porta-malas com telecomando e vidros elétricos dianteiros. O modelo, com 4.010 emplacadas em agosto passado, surge por R$ 32. 370 na versão básica 1.4 l de 80/82 cavalos de potência, e vai a R$ 43.731 na topo de linha, equipada com motor 1.6 l de 108/110 cavalos de potência e câmbio automático.

Toyota Etios
Com estreia prevista ainda para este mês, o Toyota Etios terá opções de motor 1.3 l e 1.5 l - ainda sem as potências reveladas. As unidades de força do modelo poderão trabalhar em conjunto com um câmbio manual de cinco velocidades. Entre os itens de série já confirmados do Etios, que será produzido em Sorocaba, no interior de São Paulo, estão freios ABS e airbags duplos dianteiros.

Terra