PUBLICIDADE

Hyundai busca ampliar sucesso da marca com HB20S; confira o teste

Montadora coreana apela a design e itens de série

9 mar 2013 - 10h04
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Hyundai HB20S tem cinco anos de garantia</p>
O Hyundai HB20S tem cinco anos de garantia
Foto: Divulgação

O projeto que mais agitou o mercado automotivo no Brasil em 2012 agora se completa. Com o lançamento do sedã HB20S, a montadora sul-coreana Hyundai completa o projeto HB – que já contava com o hatch HB20 e o aventureiro HB20X – para incomodar de vez as tradicionais montadoras que atuam no País.

Se emplacar o mesmo sucesso que conseguiu com o HB20, a Hyundai não terá problemas em bater a meta de 40 mil unidades comercializadas no primeiro ano de vendas do HB20S, já que a versão sedã traz praticamente todos os elementos de sucesso do hatch: itens de série, motor com bom desempenho, design moderno, longa garantia e preço competitivo. As versões de 1.0 l e 1.6 l do rival de Volkswagen Voyage, Toyota Etios Sedã, Fiat Siena e Chevrolet Prisma foram testadas por cerca de 100 km na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Design

A frente do HB20S é a mesma do modelo hatch. Possui uma pequena entrada de ar, faróis de neblina e fortes linhas ao lado dos faróis principais, que remetem a lateral do carro. A diferença fica por contra da parte de trás do sedã. Ela continua com o grande para-choque traseiro, mas traz lanternas alongadas e a tampa que acompanha o porta-malas.

Apesar de o porta-malas possuir 450 l e ser menor que o do Voyage (com 480 l), Prisma (500 l) e Etios Sedã (562 l), ele não atrapalha os planos e afazeres do público-alvo da Hyundai: o de famílias pequenas e jovens, comportando tranquilamente cerca de três ou quatro malas.

No interior, o destaque fica por conta do painel, que possui peças em plástico de boa qualidade e do acabamento. Além disso, o motorista possui todos os comandos próximos às mãos, inclusive o de áudio, que fica no volante desde as versões mais básicas. O velocímetro azul, prata e vermelho agrada aqueles que gostam de um toque – mesmo que seja pequeno – de algo esportivo no veículo.

Assim como no HB20, ao entrar na versão sedã há a impressão de se estar em um carro de um segmento acima. A posição de direção é confortável, mas assim como os concorrentes, a visibilidade pelo retrovisor central poderia ser melhor.  O espaço é bom (o mesmo do hatch - de 2,5 m) sendo suficientes para pessoas de até 1,85m na parte de trás, tanto no espaço para pernas, quanto na altura da cabeça. Já os assentos são confortáveis e feitos com tecidos de qualidade.

Desempenho

Seja na estrada ou na cidade, o HB20S surpreende. O motor 1.0 l do carro é arisco nas ruas - bem desenvolvido para o "anda e para" - mas também chega sem dificuldades ao limite de 110 km/h nas rodovias paranaenses. O carro tem bom torque (arrancada) e possui uma boa vedação sonora.

O câmbio do sedã também se destaca pela precisão. A suspensão é levemente dura, o que dá uma boa estabilidade em curvas feitas no limite da estrada. Já os freios seguram bem o ímpeto do carro de cerca de 1.100 kg, mas poderiam vir com o ABS desde a versão de entrada. A direção hidráulica de fábrica é bem suave e facilita a direção exigida nas cidades, por exemplo, como balizas e curvas mais fechadas.

A versão com motorização de 1.6 l surpreende tanto quanto a inicial. O carro transmite a sensação de segurança, já que praticamente não se ouve os ruídos emitidos pelo motor ou deslocamento de ar. O câmbio automático está disponível apenas com este tipo de motorização, por isso tem praticamente o mesmo desempenho, só deixando dúvidas quanto à possiblidade de mais marchas, já que transmissão conta com apenas quatro.

Com o lançamento, a Hyundai precisa contornar os pequenos deslizes na produção de sua fábrica em Piracicaba (SP), como a interrupção de um dia na produção da planta pela greve dos funcionários, e na rede de pós-venda, onde faltaram peças de reposição do HB20, para realmente alcançar o posto de montadora que veio para ficar no mercado brasileiro, já que produtos de qualidade a sul-coreana já demonstrou que sabe fazer.

Fichas Técnicas:

HB20S Comfort Plus 1.0

Preço: R$ 39.495,00

Potência: 80 cv

Motor: 1.0 l

Transmissão: manual de cinco velocidades

Porta-malas: 450 l

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, comando de áudio no volante, quatro alto-falantes, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, chave canivete, alarme, travamento das portas e porta-malas, vidros elétricos e desembaçador traseiro

HB20S Comfort Style 1.0

Preço: R$ 42.675,00

Potência: 80 cv

Motor: 1.0 l

Transmissão: manual de cinco velocidades

Porta-malas: 450 l

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, comando de áudio no volante, quatro alto-falantes, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, chave canivete, alarme, travamento das portas e porta-malas, vidros elétricos, desembaçador traseiro, freios ABS com EBD, volante com regulagem de altura e faróis de neblina

HB20S Comfort Plus 1.6

Preço: R$ 44.995,00

Potência: 128 cv

Motor: 1.6 l

Transmissão: manual de cinco velocidades

Porta-malas: 450 l

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, comando de áudio no volante, quatro alto-falantes, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, chave canivete, alarme, travamento das portas e porta-malas, vidros elétricos, desembaçador traseiro, freios ABS com EBD, e faróis de neblina

HB20S Comfort Style 1.6

Preço: R$ 48.175,00

Potência: 128 cv

Motor: 1.6 l

Transmissão: manual de cinco velocidades

Porta-malas: 450 l

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, comando de áudio no volante, quatro alto-falantes, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, chave canivete, alarme, travamento das portas e porta-malas, vidros elétricos, desembaçador traseiro, freios ABS com EBD, volante com regulagem de altura, faróis de neblina, retrovisores com ajuste elétrico e rodas de liga leve

HB20S Premium 1.6 AT

Preço: R$ R$ 53.995,00

Potência: 128 cv

Motor: 1.6 l

Transmissão: automática de quatro velocidades

Porta-malas: 450 l

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, comando de áudio no volante, quatro alto-falantes, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, chave canivete, alarme, travamento das portas e porta-malas, vidros elétricos, desembaçador traseiro, freios ABS com EBD, volante com regulagem de altura, faróis de neblina, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga leve, apoio de braço para o motorista, sensor de estacionamento e acendimento automático dos faróis

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade