PUBLICIDADE

Honda investirá R$ 1 bilhão em nova fábrica de carros no Brasil

7 ago 2013 - 16h31
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Honda Motor anunciou nesta quarta-feira que investirá cerca de US$ 440,55 milhões (R$ aproximadamente R$ 1 bilhão) para construir sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, que deve começar a produzir 120 mil veículos por ano a partir de 2015. A nova fábrica, que será erguida em Itirapina, a 200 quilômetros de São Paulo, vai dobrar a capacidade anual de produção da Honda no país, para 240 mil veículos.

A unidade vai empregar 2 mil trabalhadores, número equivalente a cerca de 13% da população da cidade, de 15 mil habitantes. A nova fábrica ficará cerca de 100 quilômetros distante da atual unidade produtiva da Honda em Sumaré (SP), aberta em 1997. Segundo a Honda do Brasil, a fábrica produzirá "um veículo compacto, da categoria do Honda Fit, considerando a forte demanda neste segmento", afirmou a montadora no Brasil, sem dar detalhes.

Em maio, a companhia japonesa já havia anunciado que estudava uma série de locais no país para a instalação de sua segunda fábrica no Brasil. A instalação será erguida em meio a uma série de investimentos para aumento de capacidade de montadoras rivais. No ano passado, Toyota e Hyundai inauguraram fábricas de carros compactos no País.

Com a nova unidade, o investimento acumulado da Honda Automóveis no Brasil desde o início da produção nacional em 1997 atingirá cerca de R$ 3,5 bilhões. A associação que representa as montadoras do Brasil, Anfavea, espera um sétimo recorde consecutivo de vendas no País em 2013, para cerca de 4 milhões de veículos.

"Sendo o quarto maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil é uma região muito importante para as operações da Honda. Com a expansão da capacidade, o nosso objetivo é ganhar competitividade", disse em comunicado à imprensa o presidente da companhia no país, Masahiro Takedagawa.

No primeiro semestre, a Honda vendeu 65.127 carros no Brasil, crescimento de 13,2% sobre o mesmo período de 2012. Além de ampliar sua capacidade de produção no segmento de compactos, a Honda também se prepara para atuar com mais força no mercado de luxo. Em outubro do ano passado, o presidente-executivo do grupo, Takanobu Ito, anunciou o lançamento da marca de luxo Acura em 2015 no País, de olho em um mercado de alta renda que tem atraído nomes como BMW e Mercedes-Benz e Lexus, da Toyota.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade