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GM aposta em sucesso do hatch para emplacar Onix sedã; confira teste

Apesar de derivar do Onix, novo carro manteve nome Prisma

28 fev 2013 - 12h51
(atualizado às 14h37)
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<p>Como é um sedan compacto, o novo Prisma é 30 cm mais comprido do que o Onix</p>
Como é um sedan compacto, o novo Prisma é 30 cm mais comprido do que o Onix
Foto: Divulgação

O projeto de reformulação dos carros da General Motors (GM) no Brasil ganha mais uma peça: o novo Prisma. Apesar do nome, de antigo o veículo não tem nada - já que é a versão sedã do modelo Onix, recém-lançado em outubro de 2012. Por isso, a montadora americana manteve praticamente todas as características do carro compacto e adicionou um porta-malas generoso ao veículo, que será comercializado no País por R$ 34,9 mil iniciais.

Com o lançamento, a GM visa disputar uma fatia do mercado com Volkswagen Voyage, Toyota Etios Sedã, Fiat Siena, e, principalmente com o modelo estendido do Hyundai HB20, que será lançado na próxima semana. O Terra testou o Prisma 1.0 LT e 1.4 LTZ entre as cidades de Curitiba (PR) e Joinville (SC), confira:

Design

O design na frente do novo Prisma é o mesmo do Onix. Ele possui uma grande entrada de ar, dividida pelo símbolo da montadora americana. As laterais começam a se diferenciar do modelo hatch com duas linhas fortes que começam nas portas de trás, se estendem até as lanternas e se encontram na tampa traseira – a deixando mais alta do que o ‘normal’ e dando um pouco mais de volume ao bagageiro.

O porta-malas do carro é de 500 l (enquanto do Onix é de 270 l) e é capaz de levar tranquilamente as compras feitas em um supermercado ou as malas de uma viagem com três ou quatro pessoas – ações características do público-alvo da GM. O compartimento do novo carro é maior que o do Voyage (com 480 l), mas fica atrás do Etios Sedã (562 l), por exemplo.

No interior fica difícil achar alguma diferença entre os dois novos carros da GM. Apesar de o acabamento do painel possuir bastante plástico, é bem trabalhado, superando o do Etios, mas ficando atrás do HB20, por exemplo. A única diferença é o tom do revestimento dos bancos, que na versão estendida é preta e marrom.

Outro ponto idêntico fica por conta do velocímetro digital, nas cores azul e preta, que faz com que o motorista visualize facilmente os dados do veículo. Assim como no hatch, os detalhes em prata no volante e nas saídas de ar dão um toque diferente ao acabamento.

Com a mesma distância entre-eixos (2,52 m) e largura (1,70 m) do Onix, ambos os carros da GM têm um espaço dianteiro bom tanto para as pernas, quanto na altura, não incomodando pessoas de até 1,85 m. Já o traseiro continua sendo agradável para as pernas, mas a altura fica comprometida pela queda na linha do design do teto – o que dificulta o conforto de uma pessoa com mais de 1,80 m, por exemplo.

Os assentos do Prisma são confortáveis, possuem boa qualidade nos tecidos e deixam o motorista em posição elevada ao dirigir, mesmo com a regulagem mais baixa do banco e da barra de direção. Já o pequeno porta-luvas do Onix também vai de herança para o Prisma.

Desempenho

Em alguns pontos, não há diferença entre as versões do Prisma LT 1.0 e LTZ 1.4. O engate é macio e preciso, assim como a direção hidráulica, não trazendo maiores dificuldades ao motorista. A suspensão do novo Prisma é bem acertada e a estabilidade em curvas feitas a 110 km/h não deu sinais de que era um problema para o carro.

Por conta da alta tampa do porta-malas, o vidro traseiro ficou ligeiramente pequeno no novo sedã, o que atrapalha um pouco a visibilidade do motorista ao olhar pelo retrovisor. No mais, os freios ABS seguram bem o veículo.

Já a primeira diferença entre as versões é o isolamento acústico. Por ter de aumentar os giros do motor para ‘deslanchar’ (por volta dos 3,8 mil giros), o barulho incomoda um pouco os passageiros do 1.0. Porém, mesmo no carro de motor 1.4 é difícil manter uma conversa em volume normal entre o motorista e os passageiros no banco de trás.

Apesar de ser pouco mais pesado que o Onix (cerca de 17 kg na versão LT), o Prisma demora um pouco a embalar com o motor 1.0 l. Porém, ele não apresentou grandes dificuldades em chegar ao limite de 110 km/h das rodovias da região. O motor 1.4 l se mostra pouco mais arisco, porém não em quantidade suficiente para empolgar, principalmente em subidas. No motorista fica a dúvida se um motor 1.6 l não seria uma melhor opção para o novo veículo.

Como nasceram do mesmo projeto, as características do Onix e do Prisma se entrelaçam. Novamente, a GM aposta no conjunto do carro - com boa dirigibilidade, ampla rede de concessionários, garantia de três anos e itens de série - para emplacar cerca de 6 mil unidades mensais do sedã médio no Brasil no ano que vem.

Fichas técnicas:

Prisma 1.0 LT - R$ 34.990

Potência: 80 cv com etanol e 78 cv de gasolina

Transmissão: manual de cinco velocidades 

Porta-malas: 500 l

Itens de série: direção hidráulica, air bag frontal, freios ABD com EBD, desembaçador de vidro traseiro, protetor de cárter, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, travas elétricas, alarme, chave canivete e vidros elétricos.

Prisma 1.4 LT - R$ 39.090

Potência: 106 cv com etanol e 98 cv de gasolina

Transmissão: manual de cinco velocidades 

Porta-malas: 500 l

Itens de série: direção hidráulica, air bag frontal, freios ABD com EBD, desembaçador de vidro traseiro, protetor de cárter, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, travas elétricas, alarme, chave canivete e vidros elétricos e faróis com máscara negra.

Prisma 1.4 LTZ  - R$ 45.990

Potência: 106 cv com etanol e 98 cv de gasolina

Transmissão: manual de cinco velocidades 

Porta-malas: 500 l

Itens de série: direção hidráulica, air bag frontal, freios ABD com EBD, desembaçador de vidro traseiro, protetor de cárter, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, travas elétricas, alarme, chave canivete, vidros elétricos, faróis com máscara negra, ar condicionado, sistema My Link, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos e computador de bordo. 

Fonte: Terra
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