PUBLICIDADE

Novo Focus Fastback chega por R$ 77.900; veja o teste

Sedã estará disponível nas concessionárias da marca a partir de agosto

29 jul 2015 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação

A Ford lançou na terça-feira, em Gramado (RS), o novo Focus Fastback, nomenclatura que vem para substituir a versão sedã. O carro é comercializado em duas versões – com dois opcionais – e parte de R$ 77.900. O veículo chega às concessionárias da marca em agosto.

Brigando em um segmento que tem o Toyota Corolla na liderança absoluta, a Ford pretende que o Focus Fastback conquiste os clientes de Honda Civic, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta para, quem sabe, brigar pela liderança.

Siga Terra Notícias no Twitter

A versão mais vendida deve ser a Titanium, que está R$ 3 mil mais barata que no Focus antigo. Atualmente, o Focus emplaca cerca de 500 unidades por mês, numero que a montadora pretende superar. “Queremos melhorar as vendas, mas na situação atual do mercado, manter as vendas já pode ser considerado uma vitória”, diz Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford.

O Terra testou a versão Titanium SE Plus do Focus Fastback por cerca de 100 quilômetros na região de Gramado – metade do caminho como passageiro. O veículo testado traz vários itens tecnológicos que devem animar o consumidor, mas o espaço interno deixa a desejar e o preço é de R$ 96.900.

O carro é equipado – em todas as versões – com motor 2.0 litros, capaz de gerar 178 cavalos de potência e com câmbio automático sequencial de seis velocidades. Ao volante, o condutor sente falta do câmbio manual, já que o automático parece amarrar um pouco o carro. A montadora afirma, contudo, que a opção por só vender veículos automáticos se dá porque 95% dos consumidores do segmento preferem esse tipo de câmbio.

A aceleração no momento das ultrapassagens é boa, mas, acusticamente, o veículo peca um pouco - apesar do ronco ser agradável e ter um quê de esportivo, ele pode atrapalhar a conversa entre passageiros. Uma novidade no Focus Fastback é o “Paddle Shift”, que permite a troca de marchas por meio de teclas no volante – a inovação estará disponível na versão SE Plus.

Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação

O condutor tem dois modos de condução: Drive (D), com giro mais baixo para obter melhor consumo, e Sport (S), com uma condução mais esportiva e trocas de marcha mais rápidas.

Entre as mudanças visuais, o carro recebeu uma nova grade, que já equipa outros veículos e traz a identidade da marca. As linhas foram alongadas para dar a impressão de um carro mais largo – apesar de as medidas não terem sido alteradas.

A Ford afirma que a nomenclatura Fastback foi escolhida por que o carro tem elementos que relembram veículos clássicos da marca como o Mustang, o Maverick e o Fusion. Na prática, a parte frontal é realmente parecida com a do Fusion, mas a traseira, apesar de ter sido ligeiramente rebaixada, não remete tanto aos carros mais antigos de sucesso.

O interior é embasado no conforto do motorista, que tem prazer em dirigir o veículo – e um bom espaço. A direção elétrica foi recalibrada e ficou bem acertada, com o condutor sentindo o carro à mão durante as curvas.

Voltado para a família, o Ford Focus Fastback peca um pouco no espaço interno – o idela seria andar no veículo apenas com dois adultos e duas crianças no banco traseiro. Um adulto de pouco mais de 1,70 metro no banco traseiro tem dificuldades para achar espaço para as pernas.

Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação

A conclusão é de que o carro sem encaixa muito bem para uma família com dois filhos, destacando-se pela segurança – cinco estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças no teste do Latin NCAP. O preço do veículo de entrada e das versões intermediárias (R$ 77.900 a R$ 87.900) são compatíveis com o mercado, enquanto a versão topo de linha, com valor que se aproxima dos R$ 100 mil, está salgada, apesar da grande quantidade de itens tecnológicos.

De série, o Ford Focus Fastback Titanium SE Plus traz rodas de liga leve 17”, controle de estabilidade (tração e curvas), assistente de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, sensor de chuvas, assistência de emergência, sensor de estacionamento traseiro, limitador de velocidade, ar-condicionado dual zone, tela multifuncional colorida de 8” sensível ao toque, assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco de motorista com ajuste elétrico e teto solar.

Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação
Ford Focus Fastback
Ford Focus Fastback
Foto: Ford / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade