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Fábrica da Honda chega aos 18 anos no limite

Novo HR-V mudou rotina da unidade de Sumaré, em São Paulo

27 mai 2015 - 11h41
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Fábrica da Honda foi inaugurada em 1997
Fábrica da Honda foi inaugurada em 1997
Foto: Divulgação

Inaugurada em 1997, em Sumaré, região da grande Campinas, em Sâo Paulo, a fábrica da Honda Automóveis do Brasil está completando 18 anos em 2015. Motivo de festa sim, ainda mais pela boa surpresa com o excesso de trabalho provocado pelo novo crossover compacto HR-V.

Das 20 unidades diárias produzidas do modelo Honda Civic, lá atrás, no início das atividades, hoje a fábrica está produzindo acima da capacidade máxima de 540 unidades por dia. A operação atual é feita em condição especial, com dois turnos de trabalho e 1h40 de jornada extra para os trabalhadores, o que tem garantido a produção 652 carros por dia. De lá saem os modelos Civic, Fit, City e o novo HR-V.

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Pra isso funcionar, claro, foram feitos mais investimentos nos últimos três anos, na ordem de R$ 100 milhões, informa a marca. Boa parte do esforço foi direcionado para a entrada do quarto modelo fabricado no Brasil, o HR-V - que neste momento tem fila de espera beirando os três meses nas concessionárias. Porém, mais do que o movimento para atender a demanda do novo modelo, a verdade é que a unidade de Sumaré está sendo reestruturada para atender a Honda América do Sul, ou seja, vai dar suporte para a nova fábrica de Itirapina - SP, e também para sua unidade argentina.

Aliás, nos planos da Honda, assim que estiver pronta para produzir - o que deve acontecer no início de 2016 – a fábrica de Itirapina assumirá a linha de produção do Honda Fit, ação que vai desafogar a fábrica de Sumaré. Segundo Carlos Eigi, diretor executivo de fábrica de automóveis da Honda, em 2015 já foi registrado crescimento de 15% na produção de veículos da marca, número que deve ser mantido até o final do ano. Um privilégio em tempo de mercado tão retraído.

De lá saem os modelos Civic, Fit, City e o novo HR-V
De lá saem os modelos Civic, Fit, City e o novo HR-V
Foto: Divulgação

No entanto, ele faz questão de ressaltar que essa condição está sendo alcançada a custo de hora extra, o que gera desgaste para os trabalhadores. “Hora extra em uma atividade administrativa é uma coisa, já aumentar a carga diária de trabalho numa linha de produção de automóveis é bem diferente!”.

O fato é que a fábrica de Itirapina – que vai dobrar a capacidade de produção da Honda no Brasil, de 120 para 240 mil automóveis por ano – e o novo HR-V, são apenas dois pontos de um amplo e estratégico processo de mudança iniciado pela Honda do Brasil. Desde o início deste ano, por exemplo, a sede oficial da Honda América do Sul - que antes ficava na cidade de São Paulo - está oficialmente instalada nos modernos prédios construídos no Complexo Industrial de Sumaré. A mudança de endereço veio acompanhada de outros investimentos, como um novo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Automóveis, o qual deixa clara a intenção da marca em acelerar o desenvolvimento de novos produtos na região.

Das 20 unidades diárias produzidas do modelo Honda Civic, lá atrás,  no início das atividades, hoje a fábrica está produzindo acima da capacidade máxima de 540 unidades por dia
Das 20 unidades diárias produzidas do modelo Honda Civic, lá atrás, no início das atividades, hoje a fábrica está produzindo acima da capacidade máxima de 540 unidades por dia
Foto: Divulgação
Honda investiu cerca de R$ 100 milhões na fábrica de Sumaré
Honda investiu cerca de R$ 100 milhões na fábrica de Sumaré
Foto: Divulgação
Fonte: Auto+
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