PUBLICIDADE

Equipe apresenta supercarro para atingir 1.600 km/h

24 set 2015 - 08h20
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Ele foi construído para alcançar mais de 1.610 km/h e bater o recorde atual de velocidade. Foram oito anos de pesquisas, design e fabricação até que o carro supersônico Bloodhound finalmente viesse a público. Cerca de 8 mil pessoas deverão vê-lo em Londres nos próximos três dias. O carro deverá correr numa pista especialmente preparada para ele na África do Sul.

Milhares de visitantes deverão acompanhar exposição do veículo supersônico em Londres
Milhares de visitantes deverão acompanhar exposição do veículo supersônico em Londres
Foto: Bloodhound

O veículo, projetado em Bristol, na Inglaterra, foi criado para quebrar o recorde estabelecido por outro carro britânico, o Thrust SSC, em 1997, de 1,228 km/h.

O painel de um lado do carro foi removido, para deixar à mostra suas partes internas. O que será exposto corresponde a 95% do Bloodhound, que ainda aguarda a instalação do sistema de foguete, um dos seus três motores, e uma série de outros acessórios.

"É incrível vê-lo assim, longe da oficina e quase pronto para correr", disse o engenheiro-chefe, Mark Chapman.

"Não posso esperar para ver a reação das pessoas, para ver o olhar em seus rostos".

Para chegar aos 1.610 km/h, o veículo contará com a força de uma turbina de aviões Eurofighter Typhoon, fabricado pela Rolls-Royce, e de um foguete híbrido Nammo, produzido na Noruega.

O terceiro motor é um Jaguar V8, que bombeará o foguete com substâncias comburentes (que alimentam a combustão).

Comandante Andy Green, da Força Área britânica, será novamente o piloto
Comandante Andy Green, da Força Área britânica, será novamente o piloto
Foto: BLOODHOUND SSC Siemens Flock

Se há alguma incerteza técnica sobre o projeto, ela envolve o sistema de abastecimento e o foguete. Todos os elementos do veículo ainda precisam ser testados.

"Estamos trabalhando para ter um teste do sistema de abastecimento na Grã-Bretanha feito até o Natal deste ano, e depois iremos à Noruega. Queremos testar os foguetes em janeiro e fevereiro", disse Chapman.

Se tudo der certo, o Bloodhound fará alguns testes em baixa velocidade no aeroporto da Cornualha, na Grã-Bretanha, usando o motor Eurofighter. Ali, o carro atingirá 320 km/h. A partir da metade de 2016, os trabalhos serão na África do Sul.

O comandante Andy Green, da Força Área britânica, será novamente o piloto. Ele dirigiu o Thrust SSC que quebrou a velocidade do som no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, quando atingiu a velocidade de 1,227,985 km/h em 15 de outubro de 1997.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade