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Econômico, Fusion híbrido fica mais barato em nova geração

Carro que combina motor a combustão e elétrico é o mais econômico do Brasil, segundo medição do Inmetro

6 ago 2013 - 07h59
(atualizado às 08h04)
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A Ford traz neste mês ao Brasil as primeiras unidades híbridas do Novo Fusion, que lidera os testes de economia de combustível em todas as categorias do Inmetro/Conpet. O sedã tem consumo médio de 16,8 km/l na cidade, graças à combinação de motor a combustão e elétrico, além de outros mecanismos pensados para melhorar a eficiência energética. Com mais tecnologia e nova "roupagem", o preço sugerido de R$ 124.990 é cerca de R$ 9 mil mais barato que a versão anterior e R$ 10 mil a mais que o topo de linha do Novo Fusion equipado apenas com propulsor de combustão.

Desde o lançamento no País em 2010, quando era um dos únicos carros híbridos disponíveis, o modelo da Ford ganhou dois concorrentes, o Toyota Prius e o Lexus C200h, ambos com consumo médio de 15,7 km/l, que têm preços sugeridos de R$ 120.830 e R$ 149 mil, respectivamente. Além dos híbridos, o Novo Fusion deve concorrer também com sedãs da mesma faixa de preço, como Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e BMW Série 3.

Segundo a Ford, o carro ficou mais barato por causa da redução do tamanho do motor, que antes era de 2.5 l e agora é de 2.0 l, além da queda no custo da bateria. A Ford espera manter um nível de vendas de 30 a 40 carros híbridos por mês no País, com foco um pouco maior no varejo do que apenas em empresas que queiram uma imagem de sustentabilidade, como era na versão anterior. Desde o lançamento no mercado nacional, o Fusion híbrido emplacou 270 unidades.

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Além do visual que desembarcou no Brasil neste ano com as versões 2.0 l Ecoboost e 2.5 l flex, o Novo Fusion teve outra mudança importante no sistema híbrido. A bateria de íons de lítio foi melhorada e está 23 kg mais leve. A potência combinada do conjunto é de 190 cavalos, o que permite aceleração até 100 km/h em 9s3, com transmissão continuamente variável e-CVT.

Fabricado no México, o Novo Fusion Hybrid chega ao Brasil em versão única, porém bastante completa. O sistema de informação tem tela sensível ao toque de 8 polegadas, comandos de voz em português, sistema de estacionamento automático, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com ajuste elétrico em 10 posições e espelhos retrovisores elétricos com três memórias.

Na parte de segurança, ele traz oito airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de permanência em faixa, alerta de colisão, piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento de ponto cego, farol alto automático, sensor de chuva, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro.

O jornalista viajou a convite da empresa.

 
Fonte: Terra
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