Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'CNN': confira os dez piores presidentes da indústria automotiva

3 abr 2013 - 11h25
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente da Ford, Jac Nasser, é um dos citados pela publicação
O ex-presidente da Ford, Jac Nasser, é um dos citados pela publicação
Foto: AFP

Quando o presidente da empresa desempenha bem a sua função, é ovacionado - principalmente na indústria automotiva. Mas, segundo a CNN, erros de gestão neste tipo de empresa também são mais dolorosos do que em qualquer outra e, por isso, erros das grandes lideranças tomam proporções enormes e podem desfalcar uma companhia por anos. Confira os dez piores presidentes da indústria automobilística:

1-Henry Ford - Presidente da Ford entre 1903-1918 e 1943-1945

De acordo com a publicação, apesar de ser um grande inventor, Henry Ford foi um presidente terrível. Isso porque ele nunca acreditou em contadores; era teimoso e se recusou a fazer mudanças no estilo de automóveis na década de 20, perdendo assim espaço para a General Motors (GM) - que nunca mais foi ultrapassada pela empresa de Henry.

2- K.T. Keller - Presidente da Chrysler entre 1935-1950

Keller insistia em carros com o teto alto para que as pessoas pudessem usar chapéus dentro dos veículos, afirmou a CNN. Além disso, como presidente, ele fez com que a montadora construísse carros práticos, mas atrasados em anos-luz no design.

3- Fred Donner - Presidente da General Motors entre 1958-1967

Donner redirecionou a engenharia de produto da montadora para uma engenharia financeira, afirma a publicação americana. "Um carro é uma série de compromissos de engenharia e você não pode ter tudo", disse o presidente. Seus contadores aterrorizaram a GM com sua política financeira.

4- John Z. DeLorean - Presidente da DeLorean Motor Co. de 1975-1982

Segundo a CNN, depois de arrecadar US$ 200 millhões para construir um projeto de um carro esportivo, ele descobriu que o dinheiro levantado foi mais fácil do que realmente construir o veículo. A volta de John ao mercado para captar mais dinheiro foi alvo de uma operação da polícia dos EUA. Em 1982, ele foi acusado de contrabandear US$ 24 milhões em cocaína para os EUA, mas foi absolvido. Sua empresa, porém, entrou em colapso e seu carro ficou mais conhecido pelo filme De volta para o futuro

5- Roger Smith - Presidente da GM entre 1981-1990

Quando Smith assumiu a GM, a participação de mercado da empresa nos EUA era de 46%. Quando ele saiu, era de 35%. Além disso, ele perdeu bilhões da empresa tentando implementar algumas normas, como ter as fábricas robotizadas. O seu legado foi de uma frota de baixa qualidade e uma montanha de dívidas que quase levou a empresa à falência em 1992.

6- Bob Stempel - Presidente da GM entre 1990-1992

A CNN classifica Stempel como um soldado leal que não conseguiu desfazer os erros de Smith na  companhia que quase a levaram à falência. Porém, quando Stempel desenvolveu um plano de reestruturação, pecou em executá-lo, perdendo assim a confiança do conselho de administração que empurrou ele e sua equipe a um golpe histórico.

7- Bob Eaton - Presidente da Chrysler entre 1993-1998 e vice-presidente da Daimler-Chrysler entre 1998-2000

Eaton se tornou um herói durante a primeira metade do seu mandato após conseguir um boom de vendas de caminhões leves e picapes da empresa, afirma a publicação. Porém, colocou tudo a perder com a fusão Daimler-Chrysler. Ele deixou uma empresa danificada e se aposentou prematuramente. 

8- Jürgen Schrempp - Presidente da Daimler entre 1995-1998, co-presidente da Daimler-Chrysler entre 1998-200 e presidente da Daimler-Chrysler entre 2000-2005

De acordo coma CNN, Schrempp estava construindo um império global quando comprou a Chrysler por US$ 38 bilhões em 1998. Ele sempre foi melhor em pensar grandes projetos do que em executá-los e, por isso, não conseguiu fazer com que alemães e americanos trabalhassem efetivamente juntos. Ele renunciou a presidência.

9- Jac Nasser - Presidente da Ford entre 1999-2001

Nasser entrou determinado a sacudir a Ford, a definindo como um empresa de consumo, afirmou a CNN. Ele investiu bilhões de dólares em marcas como a Volvo e a Land Rover e reduziu funcionários. Porém, os movimentos realizados por ele foram próximos demais a uma recessão e a Ford iria passar quase 10 anos para descontruir os erros de sua gestão.

10- Henrik Fisker - Presidente da Fisker Automotive entre 2009-2012

Segundo a CNN, o designer Fisker tinha grander planos para sua empresa, como o de produzir 100 mil carros por ano. Porém, sua empresa enfrentou problemas técnicos e da falência de um fornecedor. Fisker deixou o cargo em março graças as diferenças estratégicas com seus sucessores que buscavam financiamentos exteriores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade