PUBLICIDADE

Carro: revisão pode custar 100% a mais em concessionária

16 out 2012 - 09h21
Compartilhar

Karina Craveiro
Direto de São Paulo

O custo de um carro vai além do preço da compra na concessionária. E para não assustar o futuro cliente com esses gastos é comum que fabricantes de automóveis instaladas no Brasil recorram à política da chamada "revisão programada", com preço fixo. Porém, em alguns casos, o valor serve apenas como referência de quão mais barato pode ser o serviço em uma mecânica que não seja a da concessionária.

O Terra consultou centros automotivos de São Paulo e do Rio de Janeiro para comparar o custo de alguns modelos. A revisão de 30 mil km do Volkswagen Gol, por exemplo, sai por R$ 344 na autorizada da marca e por R$ 225 em uma loja da zona oeste do Rio de Janeiro. Na mesma oficina, a revisão de 30 mil km do Uno custa R$ 266, enquanto na autorizada da Fiat o proprietário do modelo tem de desembolsar R$ 508.

Em uma loja na zona sul do Rio, a revisão de 20 mil km de um Nissan March sai por R$ 125. É cobrado R$ 299 pelo mesmo serviço em uma loja autorizada da fabricante japonesa.

Em uma oficina na zona oeste de São Paulo, a revisão de 10 mil km do Chevrolet Celta custa R$ 168 e vale R$ 176 na autorizada da fabricante americana. Ainda em São Paulo, agora na zona norte, o balconista se espanta com o valor de R$ 446 para a revisão de 20 mil km de um Renault Sandero. "Nossa, eles estão cobrando demais. Esse mesmo serviço aqui vai sair por R$ 340", diz.

Serviços

O tempo da revisão obrigatória, que inclusive valida a garantia do veículo, varia de acordo com cada montadora. Da mesma forma acontecem com os itens checados e substituídos em cada revisão. Para Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, as fabricantes é que têm a melhor noção do que deve ser revisado, pois desenvolvem extensos estudos e testes. "Acho que seguir o manual do proprietario é importante para fazer exatamento o que é recomendado pelo fabricante, mantendo assim o produto dentro da garantia", opina.

Garbossa diz que não é possível determinar genericamente o que cada modelo deve trocar ao completar determinada quilometragem. "Acho que cada caso é um caso. E a troca de uma determinada peça ou componente depende de cada fabricante e do veículo".

Mesmo assim, o consultor da Oficina Brasil Antonio Cesar Costa, diz que o motorista pode ter ideia de alguns itens básicos em cada revisão. Na primeira, por exemplo, os componentes essenciais a serem substituídos são o óleo do motor, o filtro de óleo e de combustível. "Esses são itens necessários. Outros itens que geralmente faltam em uma revisão de concessionária são o rodízio de pneus e o alinhamento, indicados a cada 10 mil km. Daí o motorista deve pagar por fora", explica.

Como cada veículo tem suas características típicas de funcionamento, é possível constatar que certas marcas exigem a troca de determinadas peças já a partir da segunda revisão. A Fiat, por exemplo, diz que as velas de ignição devem ser trocadas aos 30 mil km, e o fluido de freio aos 45 mil km rodados. "Acho válida tais trocas. Eu indicaria as velas com 50 mil km, talvez até seja certo preciosismo da marca. Mas isso varia muito de veículo para veículo. O fluido, no entanto, deveria ser trocado a cada 15 mil km, pois pode se contaminar com vapor d'água e deteriorar as peças dos freios internamente", diz Costa.

Outros itens como o filtro de ar-condicionado e o filtro do reservatório da partida a frio, que pedem para ser trocados nas revisões, são essenciais, de acordo com Costa. "O chamado filtro de pólen ou filtro do ar-condicionado é um filtro que influi na ventilação da cabine e deve ser trocado com regularidade. Já o filtro do reservatório aparece em carros flex, e como diz o nome, filtra o combustível injetado no motor. Também é importante a mudança desse componente", analisa.

Ao longo do tempo, especialmente após os 30 mil km rodados, componentes como pastilhas de freio, freio de estacionamento, pneus e suspensão deveriam ser avaliados, já que podem ter sofrido desgaste ao longo da rodagem. "São partes muito importantes, mas esquecidas pelo motorista", diz o especialista da Oficina Brasil.

Confira os preços das revisões de alguns modelos indicados pelas montadoras:

Fiat Uno

1ª revisão - Aos 15 mil km

Custo: R$ 172

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar

2ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 508

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e velas de ignição

3ª revisão - Aos 45 mil km

Custo: R$ 440

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e fluido de freio

Volkswagen Gol

1ª revisão - Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 196

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 196

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 344

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado, filtro do reservatório de partida a frio

Chevrolet Celta

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 176

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 356

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 416

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar

Ford Fiesta hatch

1ª revisão - Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 192

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível

2ª revisão - Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 248

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar e separador

3ª revisão - Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 392

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

Renault Sandero

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 203

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 446

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar e filtro do ar-condicionado

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 389

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

Citroën C3

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 267

Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 459

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 483

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro do ar-condicionado

Hyundai Tucson

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 183

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, anel de vedação e filtro de ar

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 268,82

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação e filtro do ar-condicionado

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 300,98

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação e filtro de combustível

Peugeot 207

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 228

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e anel de vedação

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 342

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 228

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e anel de vedação

Nissan March

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 149

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

2ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 299

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível

3ª revisão - Aos 30 mil km

Custo: R$ 249

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

JAC J3

1ª revisão - Aos 2.500 km

Custo: sem custo

Peças checadas/trocadas: óleo

2ª revisão - Aos 5 mil km

Custo: R$ 129

Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo

3ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 177

Peças checadas/trocadas: filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo

Suzuki Grand Vitara

1ª revisão - Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 434

Peças checadas/trocadas: óleo, óleo do diferencial, filtro de óleo e anel de vedação

2ª revisão - Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 495

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e anel de vedação

3ª revisão - Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 388

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e fluido de freio

Chery Face

1ª revisão - Aos 2.500 km

Custo: R$ 153

Peças checadas/trocadas: filtro de óleo

2ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 168

Peças checadas/trocadas: filtro de ar e filtro de óleo

3ª revisão - Aos 20 mil km

Custo: R$ 339

Peças checadas/trocadas: filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e velas de ignição

Mitsubishi Pajero TR4

1ª revisão - Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 394

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

2ª revisão - Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 469

Peças checadas/trocadas: filtro de óleo, filtro de combustível e velas de ignição

3ª revisão - Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro)

Custo: R$ 394

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

BMW 118i

1ª revisão - Aos 10 mil km

Custo: R$ 550

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de ar

*A BMW não informa os itens que deverão ser trocados, e nem os valores das revisões seguintes

Mercedes-Benz C 180 Turbo

1ª revisão - Aos 8 mil km

Custo: R$ 635

Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo

2ª revisão - Aos 16 mil km

Custo: R$ 1.390

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, óleo defreio, filtro de carvão ativado e filtro de ar

3ª revisão - Aos 24 mil km

Custo: R$ 635

Peças checadas/trocadas: oléo e filtro de óleo

Smart fortwo

1ª revisão - Aos 8 mil km

Custo: R$ 671

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro decarvão ativado e filtro de ar

2ª revisão - Aos 16 mil km

Custo: R$ 965

Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro decarvão ativado, filtro de ar, óleo de freio e pilha da chave de ignição

*A Mercedes-Benz não forneceu dados da terceira revisão do Smart

A primeira revisão do Gol custa R$ 196, e inclui a troca de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
A primeira revisão do Gol custa R$ 196, e inclui a troca de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade