PUBLICIDADE

Audi equipa A4 e A5 com novo motor que economiza até 21%

Com novos motores, os veículos perderam 10 cavalos de potência, mas diminuíram bastante o consumo de combustível

28 jan 2015 - 07h36
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Audi A5 Sportback
Audi A5 Sportback
Foto: Divulgação

A Audi anunciou a chegada ao mercado nacional dos novos modelos A4 Avant, A4 Sedã e A5 Sportback, que passam a ser oferecidos no Brasil com o novo propulsor 1.8 turbo FSI, capaz de gerar uma economia de combustível de até 21%, de acordo com a marca. Antes de receber o novo motor, os veículos eram equipados com propulsor 2.0 litros.

Apesar da maior economia de combustível, o novo equipamento deixou os veículos menos potentes. Antes, com motor 2.0l, os veículos eram capazes de produzir até 180 cavalos de potência, 10 cavalos a mais que os novos modelos podem produzir. Contudo, o torque foi mantido em 320 Nm, entre 1.400 e 3.700.

Os três veículos são equipados com transmissão de oito velocidades (CVT) e, como novidade, trazem a função start/stop, que desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida quando o motorista libera o pedal do freio. Outra novidade trazida pelo propulsor é o sistema Kers, no qual o veículo acumula energia na desaceleração para fazer uma retomada mais forte.

De acordo com a marca, o novo A4 Sedã acelera de zero a 100 em 8s3, ante 8s2 com a motorização anterior, e tem velocidade máxima de 225 km/h. Já o A5 Sportback vai da partida a 100 km/h em 8s6, ante 8s4 na versão anterior, e tem velocidade máxima de 220 km/h.

O Terra testou os dois modelos por cerca de 150 quilômetros. Confira:

Audi A4 Sedã
Audi A4 Sedã
Foto: Divulgação
A4 Sedã

Disponível nas versões Attraction e Ambiente, o A4 Sedã é um pouco mais esportivo que o irmão A5 e oferece uma grande precisão na direção. Para 2015, a montadora alemã incluiu pacotes de equipamentos nos modelos.

O A4 Attraction, testado pela reportagem, possui como destaque o ar-condicionado automático, bancos com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, sensores de luz e chuva, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro.

O novo propulsor caiu bem no veículo, deixando-o com uma dirigibilidade esportiva e agradável. O motor possui um ruído esportivo que dá uma boa sensação ao motorista e responde bem a fortes acelerações. Além da injeção direta, o 1.8 Turbo também utiliza injeção indireta, o que gera mais potência e facilita nas ultrapassagens.

Por dentro, o veículo é bastante confortável e vem equipado com teto moldado em tecido e vidros com isolamento térmico. Os bancos esportivos, aliados ao volante esportivo de couro, com borboletas para mudança de marchas, são outros destaques positivos.

A5 Sportback

O Audi A5 Sportback oferece um pacote de equipamentos bastante completo, com bancos de couro, pacotes de luzes, para-brisas e vidros laterais com isolamento térmico, além de luzes diurnas em LED.

Na versão Ambiente, testada pelo Terra, o veículo possui computador de bordo com display colorido, sensores de luz e chuva, teto solar e rádio com sistema de navegação.

O novo motor, contudo, deixou o carro menos esportivo. Apesar de levar o veículo a grandes velocidades com facilidade, a emoção durante a aceleração diminui, já que não se sente a arrancada inicial. A diferença, contudo, não dificulta nas ultrapassagens nem em subidas.

Confira preços e versões dos novos A4 e A5:

A4 Sedã Attraction – R$ 138.990

A4 Sedã Ambiente – R$ 147.990

A4 Avant Ambiente – R$ 152.990

A5 Sportback Attraction – R$ 155.990

A5 Sportback Ambiente – R$ 167.990 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade