PUBLICIDADE

Audi A3 tem motor e câmbio para brigar com BMW e Mercedes

Sucesso nos anos 1990, o A3 ainda é um dos carros mais vendidos pela fabricante alemã no Brasil

21 jul 2013 - 09h00
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos carros de maior repercussão depois da abertura do mercado automotivo para os importados - o Audi A3, que chegou a ser fabricado pela montadora alemã no Brasil - apresenta novas armas para brigar em um ambiente bem diferente daquele do final dos anos 1990. Agora tendo como principais concorrentes a Série 1 (116i e 118i) da BMW e o Classe A da também alemã Mercedes-Benz, o A3 Sportback (4 portas) tem como pontos fortes o motor na versão 1.8 l, a transmissão e o acabamento.

O Terra testou a versão com motor 1.8 l (há também a opção do propulsor 1.4 l) por cerca de 70 km em trechos urbano e estrada. A primeira impressão do carro fabricado em Ingolstadt (Alemanha) é de um modelo sem luxo, mas com preocupação nos detalhes de acabamento e esportividade no desenho interno de bancos, instrumentos e materiais utilizados. O volante e a alavanca de câmbio são revestidas em couro; o painel e a forração das portas são em borracha, o que deixa o interior com aspecto melhor do que de modelos com acabamento em plástico e o banco do motorista tem ajuste elétrico e desenho esportivo (apenas para a versão 1.8 l).

Computador de bordo e funções do rádio são comandadas por botões no volante do carro. O freio de estacionamento acionado por alavanca foi substituído por um botão localizado no console central - junto a botões que também controlam o computador de bordo. Na versão 1.8 l há também ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente).

Ao dar a partida e começar a dirigir, a sensação de esportividade aumenta. O propulsor 1.8 l gera potência de 180 cavalos e leva o A3 Sportback de 4m31 e 1.355 kg de zero a 100 km/h em 7s3 (dados da fabricante). A transmissão automática de 7 velocidades está programada para fazer o carro rodar em baixas rotações e privilegiar o baixo consumo de combustível. Porém, um toque mais fundo no pedal do acelerador e a marcha é reduzida, o giro elevado e o carro responde à necessidade de aceleração com agilidade. Ultrapassagens e retomadas são feitas sem grande esforço.

Aliás, mesmo trabalhando em altas rotações, o nível de ruído dentro do veículo é baixo e duas pessoas conversam sem aumentar o tom de voz. O isolamento acústico do lado externo também funciona.  

Voltando à condução, o programa Audi Drive Select (conjunto de configurações que fazem o carro responder mais rápido ao pedal do acelerador, retardam a troca de marchas, deixam a direção e suspensão mais firmes) quando acionado na configuração Dinâmico e combinado à troca de marchas manual pelas borboletas localizadas na parte de trás do volante incremetam a sensação de dirigir um carro esportivo.

Para o motorista mais conservador e que optar pelo modo Eficiência é possível chegar ao consumo de 14,3 km/l (urbano, dado pela fabricante). O computador ainda tem programadas as opções Conforto, Auto e Individual.

Com o carro ligado, mas parado, o motor é automaticamente desligado para economia de combustível. Um toque no pedal do acelerador e o propulsor volta a funcionar sem prejuízo à agilidade para arrancar.

Concorrência interna

A maior deficiência sentida no teste foi o conforto no banco traseiro. A Audi afirma que o A3 Sportback foi desenhado para levar 3 passageiros atrás, mas é difícil que três adultos no banco traseiro andem com conforto por mais do que alguns quarteirões. Dois ocupantes com 1m80 atrás vão com pouco espaço de folga para as pernas, mas ao menos não se apertam em trajetos maiores quando com mais um dividindo o mesmo banco.

No porta-malas (capacidade de 380 l), espaço suficiente para carregar duas malas grandes.

Além da questão do conforto no banco traseiro, uma sobreposição de preços com outro modelo de sua linha, o A1 - que parte de R$ 94,9 mil, enquanto o A3 Sportback tem preço incial de R$ 94,7 mil - vai fazer o consumidor da fabricante alemã pensar bem antes de levar o modelo. As opções ficam entre um carro mais leve e ágil (caso do A1) ou um quatro portas maior e mais moderno. Para os executivos da Audi, essa "concorrência interna" não será problema.

A marca alemã crê que o A1 é um produto que atrai o público jovem, que vai ter o primeiro Audi; já o A3 é um "segundo passo" dentro da linha de carros da companhia, um produto voltado para um público mais velho e que deve ser, atrás da Q3 e do A4, o 3º modelo mais vendido pela empresa no Brasil.

Já em relação à concorrência externa, o A3 Sportback 1.4 l terá como rivais diretos a BMW 116i (motor 1.6 l e preço a partir de R$ 95.750) e Mercedes-Benz Classe A Style (propulsor 1.6 l e preço de R$ 99,9 mil); e o Sportback 1.8 l brigará com BMW 118i (também com motor 1.6 l e partindo de R$ 107.750) e Classe A Urban (1.6 l com preço inicial de R$ 109,9 mil).

Ficha técnica

Audi A3 Sportback 1.4 l

Preço: R$ 94,7 mil

Motor: 1.4 l turbo

Potência: 122 cavalos

Velocidade máxima: 203 km/h

Aceleração de zero a 100 km/h: 9s2

Consumo: 16,4 km por litro (urbano) e 23,2 km por litro (estrada)

Comprimento: 4m31

Largura: 1m78

Altura: 1m42

Capacidade do porta-malas: 380 l

Itens de série: Airbag frontal, lateral, para joelhos (motorista), alarme, alavanca de câmbio e acabamento do volante em couro, ar-condicionado, bancos dianteiros com ajuste de altura, sistema de som, roda de 16 polegadas, teto solar, borboletas (shift-paddles) localizadas atrás do volante.

Audi A3 Sportback 1.8 l

Preço: R$ 124,3 mil

Motor: 1.8 l turbo

Potência: 180 cavalos

Velocidade máxima: 232 km/h

Aceleração de zero a 100 km/h: 7s3

Consumo: 14,3 km por litro (urbano) e 21 km por litro (estrada)

Comprimento: 4m31

Largura: 1m78

Altura: 1m42

Capacidade do porta-malas: 380 l

Itens de série: Programa Audi Drive Select, airbag frontal, lateral, para joelhos (motorista), alarme, alavanca de câmbio e acabamento do volante em couro, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sistema de som, roda de 17 polegadas, faról de neblina, teto solar, borboletas (shift-paddles) localizadas atrás do volante.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade