Airbus transforma avião para 100 pessoas em jato particular
16 ago2012 - 09h16
(atualizado às 12h13)
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Felipe Oliveira
Direto de São Paulo
A companhia aérea Airbus transformou o A318, jato comercial que comporta até 109 passageiros, em um jato particular de luxo. Em exposição na Labace, o ACJ318 - executivo de US$ 68 milhões que carrega até 19 passageiros - possui escritório privativo que pode ser convertido em quarto e tem assentos com configuração de luxo. A aeronave dispõe ainda de espaço interno chamado de "área de lazer" em que há televisões e mesas de jantar.
"Quando se trata de jatos executivos, o que conta é o que você oferece na cabine. A Airbus pode oferecer um avião que comporta 19 passageiros e tem alcance para viagens internacionais até aeronaves 'VIPs' que podem transportar delegações governamentais em voos diretos para a maior parte do mundo", afirmou o diretor de operações da Airbus, John Leahy.
De acordo com a companhia aérea, o diferencial da ACJ318 é com relação à autonomia de voo. Enquanto o Airbus A318 consegue fazer voos de até 2,75 mil km em sequência, o ACJ318 pode percorrer até 5 mil km sem paradas, fazendo viagens intercontinentais. Outra grande diferença do ACJ318 é em relação às cabines, que são mais altas. Segundo a empresa, os jatos executivos têm esta característica para que deem mais conforto aos passageiros.
Segundo dados da Aribus, desde 2007, a empresa já vendeu 170 jatos ACJ318, aeronave mais cara da Labace, sendo que dez deles foram vendidos em 2011.
Segundo David Vellupillai, diretor de marketing da Airbus, "as aeronaves são destinadas a executivos, companhias, bilionários e governos". De acordo com ele, o jato já vem mobiliado com cama, assentos de luxo, persianas automatizadas, cama, mesa e bar. "A aeronave já vem toda mobiliada, mas o cliente pode fazer alterações. O preço não difere do preço do A318, sendo que os dois custam em torno de US$ 68 milhões", concluiu.
A Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace) é a segunda maior feira do mundo na área de aviação executiva. Na edição de 2012, traz cerca de 70 aeronaves executivas, de fabricação nacional e estrangeira, e cerca de 190 expositores. São esperados 16 mil visitantes para três dias de feira, de 15 a 17 de agosto, e o valor da entrada é R$ 200. Os ingressos posem ser comprados no local. O evento atrai compradores, pilotos e profissionais do setor, mas é aberto a todo público.
A Embraer apresentou pela primeira vez no Brasil, nesta quarta-feira, na feira de aviação Labace 2012, em São Paulo, o seu avião executivo mais caro, avaliado em US$ 53 milhões
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Trata-se do Lineage 1000, um modelo de luxo de longa distância, feito a partir da plataforma do Embraer 190 - que já faz parte da frota de companhias como a Azul Linhas Aéreas
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O jato executivo tem capacidade para até 19 passageiros, sem contar com a tripulação
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O jato da Embraer possui autonomia máxima de cerca de oito mil km - o que equivale a um trecho entre as cidades de São Paulo e Lisboa, em Portugal
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Desde o seu lançamento, em 2009, já foram entregues 12 unidade do Lineage, para clientes do Oriente Médio e China
Foto: Léo Pinheiro / Terra
No Brasil, a Embraer ainda ainda não comercializou nenhuma unidade, mas enxerga um mercado em potencial
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O País é o segundo que mais compra jatos executivos atualmente, e o terceiro na frota mundial desse tipo de avião, com cerca de 720 jatos, atrás do México, com 770 unidades, e Estados Unidos, com 11 mil unidades
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Há apenas um Lineage 1000 em posse da presidência, desde o final do ano passado, emprestado pela empresa - e sem "data de devolução"
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O modelo é usado pelo governo para viagens pela América Latina e possui a configuração clássica
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O modelo utilizado pelo governo possui cinco áreas distintas de cabine com espaço para sala de jantar, sala de estar, sala de reuniões e até um quarto com cama de casal
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Entre os confortos do avião "super-luxo" estão conexão com internet e monitores de 42 polegadas
Foto: Léo Pinheiro / Terra
A Embraer não revela quantos modelos do jato pretende comercializar no País
Foto: Léo Pinheiro / Terra
A empresa tem como público alvo empresas de grande porte
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Em média, um Lineage 1000 demora cerca de seis meses para ser fabricado, dependendo de sua configuração