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Afaste as distrações e seja mais produtivo | Blog Carreiras
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Afaste as distrações e seja mais produtivo

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Você com certeza conhece ou já ouviu falar de alguém que consegue executar inúmeras tarefas em tempo recorde: cumpre suas obrigações de forma rápida e ainda atinge os desafios obtendo bons resultados de maneira eficaz.

Como ele consegue? Você provavelmente também já deve ter se perguntado isso, não é mesmo? A resposta é simples: produtividade. Existem pessoas que simplesmente conseguem afastar as distrações que desviam do foco, tornando o dia a dia mais produtivo.

Passamos a maior parte do nosso tempo dentro do ambiente de trabalho. Se ele não for agradável e bem aproveitado, além de desmotivar os profissionais, pode acarretar males como a insatisfação e o estresse.

Para te ajudar a ser mais produtivo, confira algumas dicas valiosas:

Se antecipe

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia Irnive, os profissionais conseguem se concentrar, em média, por três minutos e cinco segundos em uma tarefa antes que se distraiam. Ainda de acordo com a pesquisa, 44% destas distrações são causadas principalmente por fatores internos como a fome, tédio, estresse ou sono.

Para evitá-las, procure se antecipar e identificar quais serão as fontes de desatenção. Se for a fome, se alimente de forma adequada e nos horários corretos, caso seja o tédio ou o estresse, descubra os causadores antes que a situação fique fora de controle. Se o problema for mesmo o sono, busque descansar e desfrutar de uma boa noite de sono antes de ir para o trabalho.

Foque em suas tarefas

De acordo com a mesma pesquisa, 56% das desatenções estão ligadas a fatores externos como conversas paralelas, barulhos, emails pessoais, ligações foras de hora e etc.

Para cortar de uma vez esses descuidos, primeiro é preciso deixar bem claro para você mesmo e para os outros colaboradores, que horário de trabalho não é hora para conversinhas, nem o momento adequado para ler emails pessoais ou receber ligações. Procure deixar seu telefone desligado ou em modo silencioso enquanto estiver no expediente. 

Durante o seu intervalo, você terá tempo suficiente para retornar as ligações, bater um papo com os colegas ou dar uma olhada rápida em sua caixa de entrada.

Aprenda a administrar seu tempo

Se você é daquelas pessoas que sentem dificuldade em administrar o tempo, procure fazer um planejamento das tarefas que serão executadas e separe-as por ordem de prioridade, assim ficará mais fácil saber o que fazer em cada momento do seu dia.

Aprenda a dizer não

Se você estiver ocupado em alguma tarefa solicitada que precisa ser entregue em um tempo determinado e outros colaboradores pedirem sua ajuda para outras funções, aprenda a dizer não. 

Não pegue atividades que não conseguirá cumprir. Nestes casos, o que vale é o bom senso.

Aproveite as dicas e bom trabalho!

José Roberto Marques José Roberto Marques

José Roberto Marques

Preside o IBC, é Master Coach Senior e pioneiro em Coaching. Empresário, psicoterapeuta e autor de Coaching de Carreira - Construindo Profissionais de Sucesso.



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