inclusão de arquivo javascript

Trabalho em equipe – A competência comportamental mais valorizada | Blog Carreiras
Trabalho em equipe – A competência comportamental mais valorizada | Blog Carreiras

Blog Carreiras

Trabalho em equipe – A competência comportamental mais valorizada

0 Comentário

O trabalho em equipe nos revela algo belo que é chegar aonde sozinhos não chegaríamos.  Consiste ainda em mostrar para nós mesmos que precisamos cocriar e estabelecer conexão uns com os outros. Estar inserido em grupo em busca de um resultado é um relacionamento que assemelha a um conjunto de engrenagens interligadas: os atritos são naturais, mas o importante é que a máquina continue funcionando.

Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada no Brasil e noutros 40 países, com cerca de 60 mil empresas, de diferentes segmentos, para 17% dos entrevistados a: Colaboração/Trabalho, em grupo é a competência comportamental mais relevante em um profissional, e também a mais rara de se encontrar no mercado atualmente.

Portanto, saber trabalhar em equipe é essencial para a sua carreira! E apesar de estarmos expostos a isso por toda a nossa vida, em várias empresas esse tipo trabalho é prejudicado por colaboradores que não preferem trabalhar individualmente a unir suas forças e atuar em grupo.

Para te ajudar a desenvolver esta competência, apresento duas dicas importantes para quem trabalha em equipe:

Use o bom senso – Procure sempre o bom senso em tudo. Pense bem antes de falar e esteja pronto a ouvir o outro. E sempre que for emitir alguma opinião, feedback que possa envolver alguma crítica aos seus companheiros de equipe escolha bem as palavras, seja assertivo para não ferir ninguém.

Compartilhe a responsabilidade – O trabalho em equipe, às vezes, sofre de um fenômeno chamado “Preguiça Social”. A “Preguiça Social” é quando membros do grupo não se esforçam ao máximo, pois têm a sensação de não “ser tão responsável pelo resultado”. Evite este comportamento, pois a partir do momento que você está trabalhando em grupo, não importa que o erro não seja diretamente seu, se alguém falhar a culpa também é sua. Então, assuma a responsabilidade, seja leal aos seus colegas e honre o sentimento de grupo.

Um bom trabalho a todos!

José Roberto Marques

José Roberto Marques José Roberto Marques

José Roberto Marques

Preside o IBC, é Master Coach Senior e pioneiro em Coaching. Empresário, psicoterapeuta e autor de Coaching de Carreira - Construindo Profissionais de Sucesso.



compartilhe e assine o blog




Sorry, your browser does not handle frames!<a href="http://www.terra.com.br/"> terra </a>

 
 
Leia também X Como otimizar seus resultados