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Black Friday: sites ajudam consumidor a comparar preços de produtos

Fraude mais comum neste evento são as falsas ofertas, com “maquiagem” de descontos que nunca existiram, conforme ocorreu em edições anteriores

28 nov 2013 - 12h56
(atualizado às 19h16)
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Para ajudar o consumidor a encontrar produtos com ofertas reais no Black Friday (Sexta-Feira negra, dia em que as lojas realizam uma série de descontos em produtos depois do feriado americano de Ação de Graças), e não cair na “maquiagem” das mercadorias que tiveram os preços aumentados dias antes do evento para voltar a ter valores normais na data, simulando um desconto, sites de comparação de preços resolveram mapear o “antes” e o “depois” para ajudar os consumidores.  

O Black Friday brasileiro promete descontos de até 95% em algumas lojas. A fraude mais comum neste evento são as falsas ofertas, com “maquiagem” de descontos que nunca existiram, conforme ocorreu em edições anteriores. Neste sentido, ferramentas de comparação de preços, como o Terra Shopping ajudam o consumidor a não ser enganado, principalmente com preços de eletrônicos e eletrodomésticos.

No site comparador de preços Zoom os interessados podem se cadastrar para receber e-mails com as principais ofertas diárias e monitorarem os preços dos produtos desejados. No dia do Black Friday o site enviará as principais promoções em primeira mão. No dia da ação, um sistema de monitoramento interno de ofertas verificará os preços dos produtos apresentados e realizará a comparação com promoções feitas anteriormente. Segundo o site, as oportunidades do dia estarão identificadas com o selo “Black Friday” e especialistas do Zoom estarão disponíveis no Facebook para tirar as dúvidas dos consumidores sobre produtos. 

Para Adriano Lopes, presidente do Zoom, a expectativa é que o dia seja o início da grande temporada de compras para o Natal. “Por isso é importante que o consumidor já tenha em mãos uma lista dos produtos que deseja comprar para pesquisar durante a Black Friday, avaliar as promoções e coordenar o orçamento”, comenta. O site registrou em 2012 cerca de 10 mil ofertas descontos de até 75%, com destaque para televisores, câmeras fotográficas e tênis.

O Lanterna Light Friday, do site de comparação de preços JáCotei.com.br, também vai ajudar o consumidor com a indicação dos preços que estão com descontos reais.  A campanha é intitulada Light Friday – Compre no Claro, cujo ícone é uma pequena lanterna que sinalizará os produtos que estarão com os menores preços dos últimos seis meses. O comparador ainda vai indicar o percentual de economia que pode ser obtido na compra.

O site de comparação de preços Buscapé Company também preparou uma ação especial para a data. Todas as ofertas do evento passarão por validação, antes de serem divulgadas nos canais do grupo. Segundo informações da assessoria de imprensa, a iniciativa “vai garantir que os descontos anunciados sejam condizentes com o valor real dos produtos, evitando fraudes e garantindo ao consumidor uma boa experiência de compra”.

O site afirma que só serão publicadas ofertas de lojistas que tenham mantido regularidade nos preços nos últimos três meses e os descontos precisam ser expressivos, o que varia de acordo com o tipo de mercadoria. "Para alguns produtos, uma redução de 10% já é considerada relevante. Mas há casos em que a diminuição deve chegar a 50%, para ser significativa", explica Rodrigo Borer, vice-presidente de comparação de preços do Buscapé Company.Cinco empresas do grupo participam do evento: Buscapé, Bondfaro, SaveMe, QueBarato! e Lomadee.

Direitos

O Procon afirma que é importante observar a descrição do produto, comparar com outras marcas e ainda imprimir o comprovante que demonstre a confirmação de compra. “Tudo aquilo que for ofertado tem de ser cumprido, isso é um princípio do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, afirma Renan Ferraciolli, assessor-chefe do Procon-SP. O consumidor tem de estar atento também ao prazo de entrega dos produtos. “Na hora que o consumidor vai efetuar a compra, ele já consegue saber sobre o prazo de entrega, valores de frete”, diz a superintendente da Serasa.

Segundo Ferraciolli, caso não receba a mercadoria no dia indicado no ato da compra, o consumidor pode exigir a entrega imediata do produto ou pedir o dinheiro de volta. “O consumidor tem direito, como o compromisso firmado pela empresa não foi cumprido, de exigir a entrega imediata do produto, desfazer o negócio, com a restituição de tudo aquilo que pagou, ou ainda aceitar a troca de um produto, caso a empresa ofereça essa opção. Se fez o pagamento pelo cartão de crédito ele pode procurar a própria administradora para resolver a situação ou ainda ir ao Procon.”

O assessor-chefe do Procon-SP afirma que, caso o produto comprado venha danificado ou diferente do anunciado, o consumidor também deve exigir que a empresa troque pelo produto negociado no ato da compra.

Com relação às trocas, Ferraciolli explica que a empresa só é obrigada a efetuar a substituição do produto em caso de quebra. “O consumidor deve ficar atento às políticas de troca, porque a única troca obrigatória é caso o produto apresente um problema e este não seja resolvido em 30 dias. Apenas nessa hipótese a substituição é obrigatória. Então é importante o consumidor visualizar essas informações e guardá-las para que ele possua algo em mãos caso tenha algum problema”.

Confira dicas do Procon e da Proteste para evitar problemas durante o Black Friday:

- Atrair o consumidor com ofertas enganosas é uma prática abusiva. Caso encontre ofertas desse tipo, denuncie;

- Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado;

- Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

- Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

-Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

-Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;

- Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Fonte: Terra
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