PUBLICIDADE

AT&T compra Time Warner por US$ 85,4 bilhões

23 out 2016 - 09h46
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Até agora, a compra da Time Warner foi a maior aquisição corporativa de 2016
Até agora, a compra da Time Warner foi a maior aquisição corporativa de 2016
Foto: EFE

A AT&T, multinacional de telecomunicações sediada no Texas, informou na noite de sábado (22) que concordou em pagar US$ 107,5 por ação da gigante da mídia Time Warner, proprietária das emissoras de TV CNN e HBO, responsável pela série Game of Thrones, e pelo estúdio de cinema Warner Bros.

Isso resulta num preço de compra de US$ 85,4 bilhões - incluindo as dívidas assumidas, o montante se eleva para US$ 108,7 bilhões - a serem pagos metade em dinheiro, metade em ações.

O CEO da AT&T, Randall Stephenson, deverá ser o chefe da nova companhia. E o CEO da Time Warner, Jeff Bewkes, que está no cargo desde 2008, deixará a empresa num período posterior à compra, que deverá estar encerrada até o final de 2017.

As autoridades responsáveis pela concorrência ainda terão de aprovar o negócio, que poderá não ser visto com bons olhos pelos órgãos antitruste, pois a compra resulta num novo império de mídia e entretenimento.

Tendência do ramo

Com a aquisição, a AT&T segue uma tendência do ramo. Atualmente, as empresas de telecomunicações procuram novas fontes estáveis de capital e conteúdos exclusivos para suas redes, já que a receita em seus negócios tradicionais está sob pressão. Ao mesmo tempo, para as TVs, a situação está cada vez mais difícil, pois os espectadores passam a assistir cada vez mais a filmes e séries na internet.

Para a AT&T, o negócio é a segunda grande aquisição no setor de mídia em curto espaço de tempo. No ano passado, a empresa texana incorporou o provedor de TV por satélite DirectTV.

Até agora, a compra da Time Warner foi a maior aquisição corporativa de 2016 - à frente dos US$ 66 bilhões pago pela gigante farmacêutica Bayer para incorporar a gigante de transgênicos Monsanto.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade