0

Ativistas pedirão "Veta, Dilma" para Código Florestal na BA

28 abr 2012
18h45
Livia Wachowiak Junqueira
Direto de Comandatuba

Ativistas da SOS Mata Atlântica vão aproveitar o seminário deste domingo no 11º Fórum de Comandatuba para apoiar o movimento "Veta, Dilma" sobre o Código Florestal. Amanhã (29), estão previstas as participações do vice-presidente Michel Temer e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia em debate sobre educação pública e agenda para avanço do País. Está prevista também a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

"O código não olha para o Brasil do futuro e vê a floresta como algo que não tem valor", disse ao Terra Roberto Klabin, presidente da entidade. Segundo Klabin, a SOS não é contra a agricultura, porém é preciso garantir que a legislação proteja o meio ambiente.

Klabin afirma que o novo Código Florestal promove uma recuperação ambiental ainda menor do que a lei vigente e que o projeto todo é "ruim", mesmo sem as modificações aprovadas na Câmara dos Deputados no último dia 25. "Mesmo que a Dilma vete alguns desses novos pontos, a anistia ao desmatador está presente em todo o código, está intrínseca nele."

Segundo o diretor da entidade Mario Mantovani, a ocupação de terras no País está concentrada nas mãos de poucos agricultores, o que dificulta ainda mais a discussão sobre o assunto. Ele estima que 20% das propriedades ficam responsáveis por 80% de toda a produção agrária brasileira.

Ele ressalta ainda que, de 560 milhões de hectares de áreas ocupadas no País, 60 milhões produzem toda a agricultura e 200 milhões ficam para a criação de gado.

Entre as mudanças aprovadas no novo Código Florestal estão o fim da obrigatoriedade de se divulgar na internet os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR); a queda da obrigatoriedade de recompor 30 m de mata em torno de olhos nascentes de água nas áreas de preservação permanente ocupadas por atividades rurais consolidadas até 22 de julho de 2008 e a retirada do texto da regra de recomposição de vegetação nativa em imóveis de agricultura familiar e naqueles com até quatro módulos em torno de rios com mais de 10 m de largura.

A 11ª Edição do Fórum de Comandatuba é promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr., e trará debates enfocados no tema "O Brasil que Nós Queremos". O evento será realizado entre os dias 28 de abril e 1º de maio no hotel Transamérica, em Comandatuba (BA). O fórum, que é anual, foi criado em 2002.

Fonte: Terra
publicidade