PUBLICIDADE

Apagões estimulam interesse na compra de geradores

27 nov 2012 - 07h59
(atualizado às 17h40)
Compartilhar

As falhas no fornecimento de energia e o registro de apagões em vários estados brasileiros têm estimulado o interesse dos consumidores pela compra de geradores. A Cummins Power Generation, fornecedora do produto, por exemplo, conta que as consultas por preço, tamanho e outros detalhes técnicos costumam aumentar sempre que ocorre este tipo de problema. "Em momentos como este, a preocupação é maior", afirma José Luiz Martin, gerente de vendas e marketing.

Cresce o interesse pela compra de geradores. O registro de apagões e falhas no fornecimento de energia são as justificativas
Cresce o interesse pela compra de geradores. O registro de apagões e falhas no fornecimento de energia são as justificativas
Foto: Getty Images


Em geral, são as empresas de médio e grande porte que sabem da importância de ter um gerador. "A conscientização aumentou muito nos últimos anos, mas as pequenas companhias correm mais riscos", diz. Segundo ele, preocupações com cortes de energia geram maior demanda sobre a venda dos equipamentos, pois nestes casos a locação não é vantajosa financeiramente.



O aluguel dos geradores costuma ser mais utilizado para projetos de construção civil e eventos corporativos ou particulares, como festas e casamentos. Segundo Martin, os eventos esportivos previstos para os próximos anos, como Copa do Mundo e as Olimpíadas, devem aquecer ainda mais este segmento do mercado. A relevância deste nicho levou a empresa a lançar uma linha de geradores exclusiva para aluguel, abaixo de 500 kVA, para atender projetos de menor escala.



"Após dois anos de pesquisa com nossos clientes, chegamos ao conceito de um produto standard, que oferece maior robustez e pode ser customizado, a exemplo da cor". A expectativa de produção inicial, na planta de Guarulhos (SP), é de 600 a 700 máquinas por ano. A Cummins tem 21 pontos de distribuição no Brasil e a unidade brasileira faturou U$ 124 milhões em 2011.



Economídia
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade