PUBLICIDADE

Amorim diz que conclusão de Doha faz parte de pacote de estímulo

31 jan 2009 - 15h22
Compartilhar

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse neste sábado, durante o Fórum Mundial Econômico, em Davos, que a conclusão da Rodada Doha, de liberalização do comércio internacional é uma medida que servirá como parte dos pacotes de estímulo à economia elaborados por diversos países nos últimos meses.

Amorim esteve reunido com ministros de comércio exterior de 24 países. Eles conversaram sobre a urgência da retomada das negociações da Rodada Doha.

"A conclusão da Rodada tem que ser vista como um estímulo inclusive para os pacotes fiscais.Todos concordaram que concluir a rodada é fundamental como parte do pacote de estímulos e não adianta nós, ministros encarregados do comércio, ficarmos discutindo uns com os outros se não houver um engajamento geral".

Ainda durante o fórum, Amorim se reuniu com os ministros do comércio da Índia, Kamal Nath; e da África do Sul, Mandisi Mpahlwa, para discutir um acordo de comércio entre a União Aduaneira da África Austral (Sacu), o Mercosul e a Índia.

É esperado para ainda este sábado uma declaração dos presentes à reunião formalizando o pedido para a volta das negociações em torno da Rodada Doha e se comprometendo a não impor barreiras protecionistas em seus paíeses.

» Veja fotos de Davos

» Acordo sobre comércio exterior deve ser prioridade

» Japão vai doar US$ 17 bilhões a países asiáticos

» Entenda a Rodada de Doha

Divulgação
Os ministros da África do Sul (esq.), do Brasil e da Índia (dir.) estiveram reunidos em Davos

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade