PUBLICIDADE

Alstom pagará multa por corrupção, apesar de venda para a GE

Os investidores da Alstom interpretaram que isso significava que quaisquer custos com propinas seriam da GE

20 dez 2014 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Alstom est&aacute; vendendo a maior parte de seu neg&oacute;cio de energia para a GE por 12,35 bilh&otilde;es de euros; junto com&nbsp;suas d&iacute;vidas como parte do pacote</p>
A Alstom está vendendo a maior parte de seu negócio de energia para a GE por 12,35 bilhões de euros; junto com suas dívidas como parte do pacote
Foto: Stephane Mahe / Reuters

A Alstom deixou os investidores inquietos nesta sexta-feira ao dizer que não conseguirá transferir para a General Electric (GE) uma iminente multa nos Estados Unidos por acusações de corrupção.

O grupo de engenharia francês está vendendo a maior parte de seu negócio de energia para o conglomerado industrial americano por 12,35 bilhões de euros (aproximadamente R$ 40,18 bilhões) e transferindo suas dívidas como parte do pacote.

Os investidores da Alstom interpretaram que isso significava que quaisquer custos com propinas seriam da GE.

Uma pessoa próxima ao assunto disse na semana passada que a empresa terá de pagar multa de US$ 700 milhões para encerrar as acusações de que a Alstom subornou funcionários para garantir contratos de equipamentos de energia em Indonésia, Índia e China.

Esta seria a maior multa criminal aplicada nos Estados Unidos para pagamento de propina no exterior.

Falando em uma assembléia geral extraordinária, na qual mais de 99% aprovaram o negócio, Patrick Kron, presidente-executivo da Alstom, disse que as negociações estavam em fase final e que a Alstom, não a GE, provavelmente pagará a conta.

"Se um acordo for fechado, o que esperamos que ocorrerá em um futuro próximo, o Departamento de Justiça (dos EUA) deverá exigir que qualquer multa fique sob a responsabilidade da Alstom e não poderá sequer ser parcialmente transferida à GE", disse.

As ações da Alstom fecharam em queda de 3,88% após a notícia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade