PUBLICIDADE

AIE estima que setor de petróleo no Brasil precise de US$ 1 tri

13 dez 2010 - 14h35
Compartilhar

O Brasil precisará de investimentos de aproximadamente US$ 1 trilhão nos próximos 25 anos para desenvolver o setor de petróleo e fazer com que a produção supere a casa dos 5 milhões de barris por dia. A estimativa é do economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol.

Segundo ele, esse aumento de produção "é muito importante para o Brasil, mas muito importante também para o mercado global de petróleo".

O economista da AIE ressalta que a questão-chave para o desenvolvimento da produção brasileira é assegurar que os investimentos cheguem ao setor.

"Como o Brasil vai levantar esse dinheiro? Como o capital vai ser encontrado? Claro que é uma questão-chave. O que vejo é que a Petrobras, até agora, fez um excelente trabalho para levantar recursos", disse Birol à Reuters, após apresentar o estudo World Energy Outlook 2010 no Ministério de Minas e Energia.

Birol espera que o novo modelo regulatório para o setor petrolífero brasileiro, com a implantação do sistema de partilha de produção para áreas de grande rendimento, como o pré-sal, obtenha sucesso.

O economista elogiou a iniciativa do governo brasileiro de estimular a aquisição de serviços e equipamentos para o pré-sal na indústria brasileira.

Ele alertou, porém, que é preciso cuidar para que a preferência por fornecedores nacionais não leve a uma elevação dos custos de produção.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, em outubro passado a produção brasileira de óleo foi de 1,998 milhão de barris diários. No estudo World Energy Outlook 2010, apresentado nesta segunda-feira em Brasília por Birol, a AIE estima que a produção de petróleo do Brasil terá um aumento de mais de 3 milhões de barris por dia até 2035.

No cenário apresentado pela Agência, o acréscimo de produção do Brasil nesse período só será superado pelos que serão obtidos pela Arábia Saudita, de mais de 5 milhões de barris/dia, e pelo Iraque, com cerca de 4,5 milhões de barris diários a mais.

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade