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Adquirir pacotes em sites de compra coletiva requer cuidados

29 ago 2012 - 07h53
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Cancun, Miami, Las Vegas. O mouse rola pela página e mais opções de destinos aparecem. As paisagens em Ilhéus e Búzios também estão no menu de viagens. A reserva antes feita em frente à mesa do gerente de vendas de uma agência de turismo hoje é realizada diante do computador - e com muito desconto. Os sites de compras coletivas oferecem, além de diversos serviços a preços acessíveis, pacotes completos de viagem: passagem, hospedagem e, às vezes, até aluguel de carro está incluso.

Antes de comprar, o cliente deve se informar sobre a agência de viagem que oferece o pacote
Antes de comprar, o cliente deve se informar sobre a agência de viagem que oferece o pacote
Foto: Shutterstock

O cuidado, porém, deve ser dobrado no momento de efetuar a compra em portais para compras em massa para que o barato não se torne caro. O sócio-diretor da DDM Travel Consulting, Diego Del Rosso, entrou para o universo das compras coletivas para divulgar o trabalho da empresa, que tem menos de um ano, e fidelizar clientes. Ele conta que já viu casos em que as pessoas reservaram hotéis e passeios que eram realmente o que esperavam. Por isso, aconselha os possíveis passageiros a conhecer bem os portais que publicam os destinos. "O site de compras coletivas foi banalizado e hoje existem muitos. A pessoa deve ter alguma referência sobre o site e como ele funciona. Ver se é realmente sério". Além disso, a atenção com a empresa anunciante também é essencial antes de fechar negócio. "É bom tentar entrar em contato com a agência e ver o que realmente eles estão oferecendo", sugere. Patrick Schmidt, vice-presidente do Groupon na América Latina, recomenda que o cliente avalie se a oferta condiz com o que ele procura da viagem.

Cada oferta tem um regulamento com as informações sobre as datas limites para adquirir o pacote e para efetuar a viagem. Schmidt diz ainda que estas regras devem ser atentamente lidas para que, com base nelas, o comprador possa checar a disponibilidade junto às agências ou operadoras. Os portais hospedeiros das promoções também precisam ser seletivos para evitar enganos e pacotes ilusórios. "Para fazer uma oferta conosco, primeiro a empresa passa por um filtro criterioso de seleção, onde são verificadas diversas informações, como seu registro no Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo), CNPJ e histórico no mercado", explica Leticia Leite, diretora de comunicação do Peixe Urbano. O portal conta com uma área especializada em viagens e turismo dedicada a identificar os pacotes com boas ofertas.

Além de verificar a confiabilidade da empresa, os pacotes oferecidos também são analisados. Leticia explica que eles precisam ser realmente atrativos, com alta qualidade nos serviços inclusos. Todos os hóteis selecionados precisam ter no mínimo três estrelas, por exemplo. Outros critérios são "destinos conceituados ou de grande procura e um preço comprovadamente abaixo dos preços de mercado", afirma a diretora do Peixe Urbano.

Personalização versus preço acessível

Uma das vantagens que atrai os internautas para os sites de compras coletivas é o preço mais baixo. O vice-presidente do Groupon na América Latina, Patrick Schmidt, define o princípio de compra coletiva como uma facilidade: "Quando fechamos uma parceria, estamos falando de uma negociação de vários pacotes, que permite entregarmos um preço mais acessível ao consumidor, sem a perda de qualidade no serviço".

Diego Del Rosso pondera, porém, que existem também lados negativos de adquirir pacotes fechados com preços já fixos. Ele lembra que o trabalho na agência proporciona maior proximidade com o cliente e ele mesmo irá montar as viagens com os detalhes que deseja: "É mais personalizado. Se a pessoa tem alguma coisa em mente, ela pode nos dar um toque. O Groupon, por exemplo, é mais o que a gente consegue de promoção e já tá fechado".

Da montagem da oferta à venda do pacote

Para oferecer os destinos a um preço acessível e atraente, os agentes têm de correr atrás das promoções. Diego Del Rosso da DDM Travel Consulting, por exemplo, entra em contato com os fornecedores que tem acordo com companhias aéreas e hóteis em busca de preços baixos. O pacote é montado com o limite de lugares estipulado pela operadora. Depois de pronto e aprovado pelo site de compras coletivas, ele é colocado no ar.

A validade do cupom define as datas em que a pessoa pode viajar. Alguns, por exemplo, não são válidos para feriados e finais de semana. O interessado deve entrar em contato com a agência para saber se há disponibilidade para o dia que deseja embarcar. O pagamento é feito no próprio site com cartão de crédito. Alguns oferecem a possibilidade de pagar com PayPal ou transferência bancária.

Em caso de cancelamento ou alteração de datas, Del Rosso aconselha os viajantes a entrarem em contato o quanto antes com a agência ou a operadora responsável pelo pacote publicado online para ver que solução pode ser encaminhada. Se a reserva for cancelada, o sócio diretor da DDM Travel Consulting afirma que haverá cobrança de taxa por parte da operadora e da companhia aérea.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
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