PUBLICIDADE

Ações asiáticas caem com incertezas sobre crescimento

ECONOMIA - Política Monetária

29 out 2012 - 06h07
Compartilhar

As ações asiáticas caíram nesta segunda-feira, com os investidores tirando o foco de sinais de estabilização do crescimento nos Estados Unidos e olhando, em vez disso, para resultados corporativos fracos e perspectivas econômicas incertas.

Às 7h43 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão anulou perdas iniciais e caía 0,13%, depois de retroceder 1% na sexta-feira e registrar a maior queda semanal em dois meses, de 1,3%.

As ações sul-coreanas devolveram ganhos iniciais e fecharam estáveis. O índice Nikkei do Japão, que tombou 1,3% na sexta-feira, teve variação negativa de 0,04%.

O mercado em Hong Kong perdeu 0,16% e em Xangai as ações recuaram 0,35%. A bolsa de Cingapura teve queda de 0,91%, enquanto Taiwan caiu 0,59%.

As ações australianas subiram 0,1%, ajudadas pelo crescimento econômico sólido dos Estados Unidos no terceiro trimestre.

"Hoje foi sobre 'endireitar o navio' no mercado acionário australiano", afirmou o operador sênior do CMC Markets Tim Waterer. "Dados sólidos do PIB (Produto Interno Bruto) americano deram um alívio que foi capitalizado pelos setores de materiais e energia."

No entanto, temores com os efeitos da desaceleração do crescimento global sobre os resultados das companhias deram um tom de cautela aos mercados.

"As pessoas não conseguem ver muito otimismo lá fora. Nós queríamos que os resultados corporativos americanos fossem um pouco mais robustos", afirmou o presidente-executivo do Barratt's Bulletin, uma empresa de pesquisa de commodities, Jonathan Barratt.

O PIB dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 2% no terceiro trimestre, levemente acima da previsão de 1,9% e acelerando ante o aumento de 1,3% registrado no segundo trimestre. Mas o ritmo de expansão mais forte ainda está abaixo do necessário para provocar um aumento substancial de empregos.

Os mercados de ações e opções dos Estados Unidos ficarão fechados nesta segunda-feira, e possivelmente na terça-feira também, à medida que bolsas e corretoras ficam cada vez mais preocupadas com a integridade dos mercados com a aproximação do furacão Sandy à costa leste do país.

Fonte: Reuters News
Compartilhar
TAGS
Publicidade