PUBLICIDADE

Ações asiáticas caem com cautela antes de eleições nos EUA

ECONOMIA - Política Monetária

5 nov 2012 - 05h38
Compartilhar

As ações asiáticas caíram nesta segunda-feira, à medida que os investidores afastaram-se de ações de risco antes da disputada eleição presidencial norte-americana, cujo resultado pode definir uma direção clara para os mercados.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu adversário republicano, Mitt Romney, estavam empatados nas pesquisas nas últimas 48 horas antes da eleição de terça-feira.

A reeleição de Obama é vista como negativa para as ações, enquanto os mercados veem Romney como um simpatizante do mercado acionário, disseram analistas.

Após a eleição norte-americana, o Congresso deve lidar com o "abismo fiscal", até US$ 600 bilhões em cortes tributários que irão expirar e reduções de gastos que estão definidos para começar no ano que vem, o que ameaça a economia do país.

Uma importante preocupação sobre a eleição é a possibilidade de uma vitória apertada de Obama combinada com uma vitória republicana convincente no Congresso, disse o analista de mercados do CMC Ric Spooner. Isso "tornaria as negociações sobre consertar o abismo fiscal (difíceis)."

Às 7h59 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,37%, enquanto o índice Nikkei do Japão recuou 0,48%.

As ações australianas foram na contramão e subiram 0,32%, depois de números de vendas no varejo mais fortes do que o esperado ajudarem a impulsionar o sentimento.

Hong Kong perdeu 0,47%, mas ainda está próximo da máxima de 15 meses registrada na sexta-feira, e as ações sul coreanas cederam 0,55%.

A bolsa de Taiwan perdeu 0,35%, enquanto o índice referencial de Xangai caiu 0,14% e Cingapura retrocedeu 0,3%.

Fonte: Reuters News
Compartilhar
TAGS
Publicidade