PUBLICIDADE

Ação do FED reduzirá volatilidade cambial no futuro, diz Mantega

Mantega acrescentou que a ação do FED é muito positiva por ser gradual

19 dez 2013 - 11h51
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mantega comentou a redu&ccedil;&atilde;o de est&iacute;mulos nos EUA</p>
Mantega comentou a redução de estímulos nos EUA
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse a jornalistas nesta quinta-feira que o programa de redução de estímulos do Federal Reserve (FED, banco central dos Estados Unidos) irá diminuir a instabilidade cambial no futuro.

Mantega acrescentou que a ação do FED é muito positiva por ser gradual. Ontem, o banco central dos Estados Unidos anunciou planos para reduzir o agressivo programa de compra de títulos, mas tentou atenuar o aguardado anúncio ao sugerir que a principal taxa de juros continuará baixa por mais tempo do que o prometido anteriormente.

No início do fim do apoio sem precedentes à economia americana, o banco central informou que vai reduzir as compras mensais de títulos em US$ 10 bilhões, para US$ 75 bilhões por mês.

Durante a crise financeira de 2008, o FED passou a comprar mensalmente títulos do governo, abastecendo o mercado de dólares. A redução dividiu-se igualmente entre os títulos lastreados em hipotecas e os papéis do Tesouro. A mudança na política foi aprovada por nove votos a um. Eric Rosengren, presidente do FED de Boston, foi o único membro do comitê a ir contra a desaceleração. Segundo ele, a medida seria prematura até que os dados mostrassem um crescimento sustentável da economia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade