4 eventos ao vivo

A primeira impressão fica: veja como agir no 1º dia de trabalho

11 mai 2012
16h11
  • separator

Começar um emprego provoca um misto de excitação, curiosidade e medo de não corresponder às expectativas, que podem ser do próprio funcionário ou das novas lideranças com quem ele vai se relacionar, dizem especialistas. Para facilitar o bom começo na nova função é imprescindível que, no primeiro dia, o novo contratado seja discreto e que esteja interessado em conhecer colegas, chefes e a rotina da empresa que o acolhe. Nesse caso, "a primeira impressão é a que fica", completam os analistas.

"É importante que o novo funcionário não entre cru, sem saber nada sobre a empresa ou sobre a nova rotina de trabalho. Se ele já fizer uma pesquisa de antemão estará mais apto a realizar seu trabalho e menos sujeito a deslizes", diz a consultora de Recursos Humanos (RH), Fabiana Santiago.

"O novo funcionário tem que ser sempre proativo, buscar informações da empresa, perguntar sobre o novo trabalho para tirar o máximo de dúvidas que tiver. Dúvidas demonstram interesse, então é interessante perguntar, isso mostra que o profissional quer estar ali e que fará uma boa contribuição para a companhia", diz o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques . "É a melhor oportunidade para conquistar os colegas, buscar se entrosar sem ser invasivo. É uma ocasião crucial, é difícil desfazer uma má impressão", completa.

Para o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAB), Sulivan França, o empregado não pode, em hipótese nenhuma, comparar as empresas no seu primeiro dia. "É um erro muito grave comparar o que fazia na empresa anterior com o que vai fazer na atual, assim como reclamar dos processos das duas organizações, passa uma má impressão para os líderes e para os colegas da nova empresa", diz França. "Esse empregado estava adaptado a uma cultura diferente e agora tem que se readaptar e tentar entender os novos papeis nessa organização. Não o seu, mas o das lideranças e dos colegas, assim como a própria cultura do lugar", acrescenta.

Como se portar no 1º dia de trabalho
1- Pontualidade
Chegar no horário é um ponto indiscutível. "O contratado não pode permitir que o atraso no primeiro dia o deixe 'marcado' perante colegas e líderes. Por isso, é melhor procurar chegar antes da hora combinada", diz Marques. "Faltar então, nem pensar. Se estiver passando muito mal, reze para todos os santos e deixe para faltar no segundo ou no terceiro dia. No primeiro, não faça isso", completa.

Roupas
Mulheres devem usar maquiagem e perfume: a primeira deve ser discreta e o segundo bem leve. Roupas com decotes ou muito curtas estão fora da lista. Uma dica vale para todos: tenha moderação. "Tem que colocar uma roupa condizente com a ocasião, não deve chamar atenção nem para mais, nem para menos", diz Marques. "Assim que a pessoa é contratada é ideal perguntar qual o código de vestimenta da empresa, para não ser surpreendida", dizFabiana.

Interesse
"No primeiro dia de trabalho o contratado deve ser a melhor pessoa que possa ser, mostrar que quer conhecer os detalhes da empresa, os processos, valores e saber detalhes da função", diz o presidente do IBC. É um período de aprendizagem, diz a consultora. "É interessante prestar atenção no fluxograma da área, buscar saber quem são as lideranças, é o momento de se informar. Se possível, o contratado deve anotar o nome de todas as pessoas que conhecer na empresa, juntamente com a função e guardar para quando precisar", completa.

Discrição
Ao mesmo tempo que o novo funcionário deve tentar ser agradável , comunicativo e prestativo, deve ser discreto. "Humildade, simpatia, paciência são fundamentais, mas a discrição acima de tudo. Não é interessante fazer perguntas pessoais para os colegas ou contar dados da outra empresa na qual trabalhou. Não conte coisas particulares da sua vida, nem invada o espaço do colega", conta Marques. "Informações confidenciais nunca devem ser comentadas, em especial nos primeiros dias ", completa Fabiana.

Desligue os eletrônicos
Conforme a consultora, no primeiro dia de trabalho é melhor deixar fora de alcance celulares, computadores pessoais, tablets e outros aparelhos eletrônicos. "Esse é ainda um momento de integração com a empresa, de entender como ela funciona e qual a tolerância com os eletrônicos. Ou seja, melhor deixar para outra ocasião", diz Fabiana.

Integração
Uma forma de ficar mais próximo dos novos colegas e mostrar que está querendo fazer parte do grupo é adicioná-los em sua rede social favorita. "É algo que pode ser feito no primeiro dia de emprego, de preferência fora do expediente. Isso gera uma boa energia de relacionamento com os colegas e com os líderes", afirma o presidente do IBC.

Primeiro dia deve ser discreto, mas interessado
Primeiro dia deve ser discreto, mas interessado
Foto: Getty Images

Veja também:

Bolsonaro fala em 'cartão vermelho' para quem sugere congelar aposentadorias e enterra Renda Brasil
Fonte: Terra
publicidade