PUBLICIDADE

Pesquisa: 59,7% são a favor da reforma da Previdência; opine

11 mar 2016 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários
83% acreditam que o os partidos deveriam deixar de lado a política e se unir pela reforma
83% acreditam que o os partidos deveriam deixar de lado a política e se unir pela reforma
Foto: Jeff Belmonte / flickr / O Financista

O alto nível de gastos do governo e a diminuição da arrecadação por causa da recessão trouxeram para o debate político e econômico do País um tema que parece inadiável: a reforma reforma da Previdência. 

Apontada como uma saída de longo prazo para as contas públicas, que não têm fechado no azul, a mudança no sistema de aposentadorias e pensões é aprovada por 59,7% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Paraná Pesquisas. Os contrários à reforma são 30,2%. Outros 7,8% se declararam nem contra, nem a favor e 2,4% não sabem.

O governo passou a defender a reforma da Previdência para demonstrar compromisso com os ajustes na economia. Mas a presidente Dilma Rousseff tem sido pressionada pelo PT a adiar essa discussão, sob o argumento de que o governo não deve confrontar sua base social em um momento de crise política.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles achavam que a reforma da previdência deveria ser uma prioridade para o Brasil. 72,5% disseram que sim. Segundo Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisas, o número de pessoas que se declara a favor da reforma é menor que o número de pessoas que a considera prioridade por que muitas pessoas são contra a reforma nos moldes que está sendo proposta.

Política

Os entrevistados foram questionados também sobre o papel dos políticos nesse processo. 83,6% disseram achar que os partidos políticos deveriam deixar de lado a disputa eleitoral e se unir por uma reforma. 12,8% disseram não e 3,6% não souberam responder.

O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade