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Férias coletivas? Veja 4 dicas para um bom comunicado

24 nov 2015 - 12h12
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Quando o final do ano se aproxima, muitas empresas optam por paralisar completamente as atividades – geralmente do Natal ao Ano Novo. Mas esse tipo de parada deve ser feita sempre com um planejamento adequado, para que ninguém seja surpreendido. Uma maneira de evitar problemas é preparando um comunicado de férias coletivas para colaboradores, fornecedores e clientes.

O que não pode faltar em um comunicado de férias coletivas

A ausência de um comunicado de férias coletivas pode causar transtornos para quem não fazia ideia de que as atividades iriam cessar por determinado período. Isso prejudica a credibilidade da empresa, que pode inclusive perder clientes e contratos, dependendo do tamanho da crise gerada. Para evitar que isso aconteça, veja abaixo quatro itens importantes ao elaborar esse tipo de comunicado.

Comunicado de férias coletivas devem ser elaborados conforme o público, e linguagem deve ser objetiva. Foto: iStock, Getty Images
Comunicado de férias coletivas devem ser elaborados conforme o público, e linguagem deve ser objetiva. Foto: iStock, Getty Images
Foto: Destino Negócio

Comunicado de férias coletivas devem ser elaborados conforme o público, e linguagem deve ser objetiva. Foto: iStock, Getty Images

1. Principais informações

Um comunicado de férias coletivas serve, essencialmente, para informar. Portanto, na hora de elaborá-lo, tenha isso em mente. Você deve se dirigir especialmente aos seus clientes e aos seus fornecedores, que precisam saber quando a empresa entra em férias e quando ela retoma as atividades. Essa informação deve ter o maior destaque e ficar clara.

2. Apresente uma linguagem clara e objetiva

Como o mais importante é a informação, não há necessidade em apresentar uma linguagem rebuscada, que torne o entendimento mais complicado. Seja claro e direto no que você tem a dizer. Isso evita confusões e facilita a compreensão da mensagem.

3. Saiba qual o público

É importante ressaltar que comunicados de férias coletivas devem ser diferentes conforme quem o recebe. Ou seja, o texto para o público interno (os funcionários e colaboradores) deve ser um, e o conteúdo para o público externo (clientes e fornecedores) deve ser outro.

Enquanto avisos externos exigem maior formalidade e menos detalhes de informações internas, o público interno pode receber um conteúdo mais informal, e as informações de cunho mais sigiloso podem ser divulgadas.

4. Seja simpático

Ao final do texto, você pode mandar uma mensagem de final de ano, caso seja esse o motivo das férias coletivas, para tornar mais leve o conteúdo do texto. Não se esqueça de pedir desculpas pelo eventual transtorno causado e prometa voltar na data estipulada. Por fim, coloque-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido sobre a paralisação.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

 

Destino Negócio
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